Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os alicerces da liderança de Riemann Cesar na Algar Tech CX

Os alicerces da liderança de Riemann Cesar na Algar Tech CX

Riemann Cesar assume a presidência da Algar Tech CX com o objetivo de conectar consumidores e organizações de um jeito único.

Construir e manter um bom relacionamento com o cliente nunca foi tão desafiador como na era das experiências digitais guiadas pelo rápido avanço da Inteligência Artificial. Cada vez mais exigente no contato com as empresas, o consumidor divide sua atenção entre os diversos estímulos que recebe a cada segundo e toma decisões muito mais baseadas em emoções do que na razão. Para conquistá-los, as empresas precisam estar preparadas para encantar a cada oportunidade de interação.

Faz-se necessário conhecer o consumidor, compreender expectativas e somar as capacidades das novas tecnologias com as humanas de forma a usufruir do maior potencial de cada uma. Essa é a visão da Algar Tech CX, que tem como missão conectar pessoas e organizações de um jeito único e, para isso, vem reforçando a visão do Customer Experience como meio para oferecer jornadas excelentes.

O principal objetivo é alcançar um crescimento sustentável, com foco no relacionamento e na especialização para fazer parte da cadeia produtiva das empresas-clientes, influenciando diretamente a qualidade da interação com o cliente final. Para liderar essa estratégia, Riemann Cesar assume a presidência da Algar Tech CX.

A Consumidor Moderno conversou com Riemann sobre as necessidades do mercado, novas tecnologias, o momento de sua carreira, as características de sua liderança, e mais. Confira.

Consumidor Moderno: Você acaba de assumir o cargo de presidência da Algar Tech CX. Como foi a sua trajetória até aqui, o que essa nova fase representa e qual será o seu principal papel dentro da empresa?

Riemann Cesar: Estou no setor de relacionamento com o cliente há mais de 25 anos, já passei por várias áreas – desde tecnologia, comercial e planejamento, até gestão com foco em operações. Na Algar Tech, ocupava o cargo de vice-presidente da Unidade de Negócios e CX, então acabou sendo um movimento natural da empresa, que está focando seu posicionamento como uma companhia especializada em serviços de Customer Experience, oferecendo soluções amplas que abrangem atendimento, backoffice, cobrança e vendas e retenção.

Temos como foco principal os nossos associados, como chamamos os funcionários. Meu papel principal como líder é garantir que as pessoas estejam bem, que elas possam crescer e se desenvolver, afinal, elas são o nosso grande diferencial. Além disso, estou sempre próximo das empresas-clientes para ouvir suas necessidades e buscar a satisfação sempre.

CM: Você enfatizou a importância das pessoas. Quais estratégias são utilizadas para engajar os colaboradores com a experiência do cliente e qual o impacto disso na melhoria dos serviços entregues?  

Riemann Cesar: A Algar Tech CX é uma empresa grande, temos mais de nove mil associados dentro da nossa estrutura. A minha posição tem como responsabilidade consolidar e reforçar o foco nas pessoas. Nesse sentido, temos programas que cuidam e apoiam o desenvolvimento dos nossos associados. O Psicologia Viva, por exemplo, oferece assistência psicológica sempre que o associado necessitar. Também investimos no crescimento profissional, com o Ser Mais Tech, e no engajamento, com o Protec, que reconhece o bom desempenho das pessoas. Com isso, queremos unir bem-estar e produtividade, reforçando sempre a qualidade de vida.

Além disso, como líder, tenho uma característica participativa. Estou frequentemente dento da operação, converso, analiso, busco opiniões, abro salas de discussões para ouvir críticas e sugestões. Um líder não faz nada sozinho, quem faz são as equipes, o líder dá a direção correta, o suporte. O que eu vejo é que trabalhar com humildade, com participação e com presença das pessoas, traz um diferencial gigantesco porque, quando o nosso associado trabalha em um ambiente saudável, quem está sendo beneficiado é o nosso cliente.

CM: O avanço de tecnologias para construir a experiência do cliente é cada vez mais rápido. Qual a importância delas e como ter assertividade no processo de adoção?

Riemann Cesar: A tecnologia é um fator fundamental e determinante para o relacionamento com o cliente. Cada vez mais os consumidores buscam o autosserviço com a expectativa de resolutividade rápida. Então, precisamos ter um mix muito forte de pessoas e tecnologia para facilitar tanto a vida do cliente quanto do nosso associado. Trabalhamos com Inteligência Artificial desde 2018 e sabemos que a tecnologia vem para gerar mais eficiência, agilidade e assertividade. O grande desafio é entender como.

Temos uma equipe de pesquisa e desenvolvimento de soluções de IA generativa e já fazemos testes e pilotos para o autosserviço, bem como para o modelo de copilot, no qual o nosso associado é apoiado pela IA no dia a dia. Sabemos a importância de pensarmos em tendências e novas tecnologias, mas para além disso, o setor precisa prezar, em primeiro lugar, por uma entrega bem-feita, garantir o hoje e agregar novas funcionalidades à medida que as inovações surgem.

CM: Diante de mudanças tão rápidas no mercado de CX, como é possível estar na vanguarda?

Riemann Cesar: A Algar Tech CX é uma empresa do grupo Algar, que está no mercado há mais de 90 anos e tem uma cultura muito forte de perenidade, inovação, confiança e agilidade. Uma vez que passamos confiança para as empresas-clientes, conseguimos entregar inovação com agilidade, e a perenidade fica natural para que o negócio aconteça. Então, estamos sempre buscando soluções novas de vanguarda para que o nosso potencial seja reconhecido.

Além da equipe de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas, temos também um time focado em consultoria e produto. Exatamente para entender a expectativa do mercado do ponto de vista do contratante e do cliente desse contratante. Temos que entender a jornada, o produto, a venda, mas também as expectativas dos consumidores. Esse é o ponto principal: estar à frente da empresa-cliente para trazer soluções que ela não está enxergando, sempre com base nas expectativas dos consumidores e com uma visão disruptiva de entender as inovações que fazem sentido ou não.

CM: Quais são as metas de crescimento e as perspectivas de futuro da Algar Tech CX?

Riemann Cesar: Nosso foco é seguir crescendo de forma ordenada. Entendemos o crescimento como um modo de especialização. Queremos fazer parte da cadeia produtiva e de relacionamento do nosso contratante porque, para me relacionar da maneira certa com o cliente final, preciso ter conhecimento de todo o processo e dar sequência com a mesma linguagem. Só depois entram as pessoas muito bem treinadas e a tecnologia de ponta.

Nosso objetivo principal é sermos reconhecidos como uma empresa parceira que agrega valor ao negócio. O crescimento será inerente a essa percepção de experiência do mercado.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]