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Fale com a Alexa, assistente de voz da Amazon, enquanto dirige

Fale com a Alexa, assistente de voz da Amazon, enquanto dirige

Os carros estão se tornando cada vez mais interativos e inteligentes. Confira uma inovação que permitirá a aplicação da Alexa em veículos

Fala-se muito em carros autônomos, sistemas inteligentes que facilitam a vida do motoristas e tecnologias diversas que podem ser aplicadas em veículos. Uma das mais recentes novidades nesse sentido foi apresentada durante o CES 2018 – evento que traz diversas novidades do mundo da tecnologia – e consiste na aplicação da assistente de voz da Amazon em um determinado sistema de entretenimento automotivo.

O que tornou possível essa inovação foi a parceria entre a Accenture e a Faurecia and Parrot Automotive. Criado para demonstração exclusiva na CES 2018, o sistema integra dois agentes Alexa diretamente ao NIS 8300, o mais novo sistema de entretenimento automotivo da Parrot. A tecnologia é capaz de identificar o motorista e o passageiro do veículo separadamente – e direciona comandos de voz de forma adequada.

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Alinhada às “habilidades” da Parrot, a assistente de voz consegue controlar elementos da cabine do Faurecia. A assistente de voz da Amazon, Alexa, consegue “obedecer” o cliente e, por exemplo, ajustar as posições dos assentos, iniciar uma massagem, mudar a temperatura do ar-condicionado ou carregar playlists de vídeos e músicas.

Além disso, a tecnologia pode converter uma série de informações do ambiente local em serviços – como informações detalhadas sobre pontos de interesse próximos ou alertas da previsão do tempo.

Os serviços da Alexa são também integrados à outras tecnologias que, por sua vez, podem ser usadas para atender a necessidades do usuário dentro e fora do lar. A integração com as tecnologias pessoais e de casa permite, por exemplo, que os passageiros ou o motorista verifiquem ou atualizem listas de tarefas ou de compras de dentro do veículo, ou até mesmo que ajustem a temperatura do carro de acordo com a de casa.

Parceria

A Accenture apoiou a Faurecia and Parrot Automotive no desenvolvimento, construção e execução do serviço Alexa a bordo do veículo e para os serviços na nuvem conectando a cabine à Alexa. Além disso, ajudou a desenvolver personalização da experiência do usuário, com foco na integração de diferentes locais – como casa, carro e escritório – e na viabilização da diferenciação entre passageiros.

“A Faurecia segue inovando com o uso de digital, no que chamamos de modelo de inovação ‘Indústria X.0’ para se manter à frente em seu segmento. As empresas que seguem esse modelo são capazes de redesenhar experiências dos clientes por meio da personalização e dos avanços nas tecnologias novas e emergentes, como Alexa e outros sistemas de interações humanas com base em IA”, diz Maxence Tilliette, diretor executivo da Accenture.

Indústria X.0 é o termo que a Accenture usa para definir a reinvenção digital da indústria, quando empresas usam tecnologias digitais avançadas para transformar suas operações centrais, funcionários e experiências de clientes e, por fim, seus modelos de negócio. A integração de sistemas, processos, sensores e as novas tecnologias possibilitam às empresas atingir novos níveis de eficiência no interior das áreas de P&D, engenharia, produção, fabricação e suporte empresarial.

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