Em tempos de estagnação, um crescimento de 4% é louvável para qualquer setor. Foi o que aconteceu no varejo da capital paulista em setembro, segundo a Associação Comercial do Estado (ACSP).
Para a ACSP, não há motivo para muita animação, pois o calendário foi preponderante para o bom resultado. Setembro teve dois dias úteis a mais que no ano passado. As vendas a prazo cresceram ainda mais: 6,2%. O número de vendas efetuadas à vista cresceu 1,7%.
O presidente da ACSP, Rogério Amato, explicou que não tem sobrado nada do bolso do consumidor para comprar itens de menor valor, apontando retração no consumo.
Se comparado com agosto deste ano, vendas a prazo aumentaram 3,8% em setembro, mesmo com o mesmo número de dias úteis. Para a ACSP, índice também foi positivo porque agosto sofreu com desempenho ruim das vendas no crédito, já que o consumidor optou por produtos mais baratos para presentear os pais.
Também comparando com agosto de 2014, as vendas à vista caíram 10,8%, justificado pelo ?fenômeno oposto? ao descrito acima. Os presentes mais em conta dos consumidores foram comprados á vista.
O acumulado do ano trouxe crescimento classificado pela ACSP como ?moderado? tanto nas vendas a prazo quanto à vista para a megalópole: 1,5% e 1,8%, respectivamente, provavelmente por conta do crédito fraco e diminuição na possibilidade de compra do brasileiro.
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