Pesquisar
Close this search box.
/
/
Apocalipse Now: As agências de publicidade estão acabando?

Apocalipse Now: As agências de publicidade estão acabando?

“No mercado de publicidade, temos gente equilibrando pratinhos para entregar peças criativas e inovadoras num sistema que não tem nada de novo”

Não é de hoje que tenho ouvido esta profecia apocalíptica. Dialogo com muitos profissionais da área de publicidade e percebo que para os muitos profissionais que começam a questionar a doutrina publicitária há um grande descontentamento acerca do que fazem, de como será seu futuro e mais, qual o sentido da agência de publicidade.

Viemos de uma escola com grandes propagandas, elas nos encantavam, divertiam, nos ensinavam a consumir, apesar de focar em produtos e marcas, havia um pano de fundo que nos ligava aos sentimentos humanos. Não à toa que o “O primeiro sutiã” de WO se tornou um clássico atemporal, todas as mulheres passam pelo sentimento de descoberta do corpo e de sua identidade feminina a partir dos seios e, portanto, do sutiã. A compra e escolha desta peça de vestuário é tão marcante que se pararmos para fazer uma enquete e perguntarmos para as mulheres à nossa volta como foi o contato com o nosso primeiro sutiã todas saberão responder, onde, como, modelo, cor, é o nosso 7×1. Entendem?

Assim como a derrota do Brasil de lavada em uma Copa no Mundo jogada em casa, o sutiã é um rito de passagem pelo qual saímos de um estado e adentramos em outro universo. No caso da seleção, o complexo de vira-latas de NR apitou alto nos levando a desacreditar do país como nação de chuteiras, perderíamos o posto? Pois é.

No caso das agências, apesar de todos os esforços, há um mercado complexo de mensuração de ganhos. Afinal, quanto vale uma ideia?

O modelo de negócio antigo de produção de vídeo, banner, massificando mensagens em muitos lugares, se tornou algo menor, e mais: é chato. Nesse sentido as agências de publicidade se veem abarrotadas de pequenos e médios projetos, fragmentam contas de grandes empresas – seus clientes – com outras concorrentes. Como se não bastasse, o profissional de criação e planejamento lida com sucessivos desafios, pois sua entrega precisa englobar o entendimento do valor da limpeza para público popular ao consumo de aparelhos celulares de alta tecnologia focado em profissionais liberais de alto desempenho.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Assim, temos gente equilibrando pratinhos para entregar peças criativas e inovadoras num sistema que não tem nada de novo. Investimos o mais do mesmo sempre replicando a boa e velha publicidade em antigos veículos e novas plataformas acarretando em falta de conexão, relevância e aderência. Apesar do trabalho ser muito bem avaliado pelos próprios colegas da agência e clientes, no caso os departamentos de marketing das empresas, quando chega na rua o resultado é outro. Não impacta, não encanta, não adere.

Opa, tem algo de errado aí. Enclausurados em suas baias modernosas, os publicitários fazem a propaganda para quem ele vê e não para quem consome. Há uma distância entre o escritório e a rua que, por sua vez, só é vista na hora do almoço (para quem tem tempo de sair da frente do computador) ou pela janela do Uber na hora de ir pra casa.

Lido com esses profissionais faz um bom tempo. Vejo o desespero e descrença no que fazem em seu cotidiano, enquanto isso, pizza grátis e cerveja às sextas-feiras, sinuca, piscina de bolinha, prêmios na França e uma enorme crença de que naquele lugar haverá valorização do esforço e do seu tempo investido. Acreditam? Sim, porque, se não houver ilusão, como lidar com a dura realidade que os cerca no presente e no futuro?

O tempo passa, vida segue, e os profissionais continuam tentando vender celular, sabão em pó, pá, peito e acém do supermercado popular na chamada entre o Jornal Nacional e a novela global. É hora de pensar, de verdade, o que faz o seu coração pulsar. E mais ainda o que importa para quem é importante para você.

*Hilaine Yaccoub (@hilaine) é PhD em Antropologia Social (UFF/RJ) e tem como propósito compartilhar com as marcas tudo o que aprendeu em seus quase 20 anos de experiência como pesquisadora, palestrante, consultora e especialista em antropologia do consumo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]