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Que tal uma cesta de boas práticas de consumo no Natal?

Que tal uma cesta de boas práticas de consumo no Natal?

Faltando menos de um mês para o natal, a advogada Maria Stella Gregori separou algumas dicas de compras para o natal deste ano

O Natal está chegando e como sempre é uma data em que há um apelo enorme para o consumo.

Mas, até mesmo para fazer compras é preciso ter responsabilidade para não comprometer o orçamento doméstico. É necessário planejá-las com antecedência e observar algumas dicas para não se arrepender depois! São elas:

– Nunca compre por impulso.

– Faça uma lista de presentes. É importante também colocar a faixa de preço que se pretende gastar e as opções de presentes para cada uma delas.

– Pesquise e compare preços! A prática mostra diferenças louváveis.

– Verifique a possibilidade de troca do produto, algumas lojas não permitem essa modalidade. Para os locais que permitem troca, as condições devem constar de uma etiqueta afixada aos produtos.

– Preste atenção ao período de entrega do produto.

– Evite comprar em sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular ou e-mail gratuito.

– Jamais faça compras online em computadores desconhecidos e em lugares públicos.

– Compras em lojas virtuais ou por telefone dão direito a troca. O consumidor pode se arrepender no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do recebimento do produto.

– Nas compras de brinquedos é imprescindível verificar a indicação da faixa etária, as informações de segurança e se dispõem do selo do INMETRO.

– Todas as lojas devem dispor de um Código de Defesa de Consumidor para que os clientes consultem qualquer dúvida sobre seus direitos.

– Exija sempre Nota Fiscal, pois é essencial para garantia dos produtos, trocas ou eventuais reclamações.

Em caso de algum problema, o consumidor pode formalizar sua reclamação junto ao SAC da empresa. Se, por acaso, não for atendido, entre em contato com a Ouvidoria, ou através do site CONSUMIDOR.GOV.BR ou o Procon de sua cidade.

Desejo a todos boas compras, sejam expertos…

 

Maria Stella Gregori é advogada especializada em direito do consumidor e diretora da Brasilcon

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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