/
/
A diferença que uma adtech pode fazer nos resultados da empresa

A diferença que uma adtech pode fazer nos resultados da empresa

A análise e a administração da publicidade no meio digital se dão de forma muito mais eficaz com o apoio de uma adtech

Da grande a pequena empresa, fazer o chamado marketing digital se tornou essencial, principalmente em tempos pandêmicos, onde o consumo digital ganha proporções cada vez mais robustas. E, para colocar isso em prática da melhor maneira, o suporte especializado, a tecnologia e a estratégia das adtechs podem fazer a diferença.

Contudo, é muito importante diferenciar as agências de marketing, comunicação ou propaganda das adtechs. O termo adtech parte de um conceito que abrange todas as tecnologias utilizadas para analisar, gerenciar campanhas publicitárias e monetizar espaços em mídias digitais, mensurando as campanhas para agências e anunciantes.

Ou seja, o foco do trabalho é a publicidade online e para isso é preciso que a organização já possua uma presença digital mínima estabelecida, tenha um site, perfis nas redes sociais, produza conteúdo, etc.

Google e Facebook, por exemplo, são referências em tecnologias de compra e venda de mídias através do Google Adwords e do FaceAds. Com essas soluções, é possível construir uma visão macro sobre as ações de publicidade de uma marca e controlar todos os seus pontos de uma forma muito mais eficiente, gerenciada por todas as partes envolvidas nas campanhas.

A evolução das adtechs

Hoje, por meio de uma adtech, as agências criam um banco de dados para seus diferentes clientes, a fim de aproximá-los de seu público-alvo, obtendo mais benefícios com a implementação de uma publicidade mais inteligente. Mas, nem sempre foi assim.

Segundo Bruno Pinheiro, CEO da Be Academy e especialista em Marketing Digital, há 15 anos, se algum especialista em marketing digital oferecesse para seus clientes campanhas digitais em sites ou buscadores, por meio de anúncios, ao invés de anúncios publicitários em revistas, com certeza as empresas iriam declinar. “A cultura de investimento online se resumia a banners em sites e por um custo ridiculamente baixo. Ninguém queria investir por não acreditar no retorno de investimento ou mesmo desconhecer o valor mensurável daquela ação”, afirma.

“Alguns anos passaram, e o modelo de anúncios online começou a atrair a atenção das marcas, de acordo com o tráfego dos sites e redes sociais. Entretanto, agências de marketing e publicidade, acostumadas com campanhas e anúncios em meios impressos e eletrônicos, começaram a quebrar a cabeça. Investir em ads online não se resume apenas a criar campanhas no Google ou Facebook. É algo muito mais complexo e estratégico”, explica Bruno Pinheiro, também autor do livro “Empreenda sem fronteiras, um guia sobre marketing digital”.

Conforme a demanda crescia por parte das empresas, uma nova geração de profissionais especializados em campanhas digitais surgiu. Hoje, ganharam seu espaço no mercado e conseguem trazer performances digitais bastante significativas para os clientes.

Adtech como promotora do marketing digital

Uma ação de marketing digital pode ter uma adtech como parte do projeto, mas uma ação de adtech não pode ter uma ação inteira dentro de seu projeto. Isso porque o marketing digital envolve várias soluções, como produção de conteúdo, automação para marketing de vendas, estratégia de SEO, mobile marketing, realização eventos digitais, entre outros.

Já a adtech vai buscar otimizar as campanhas de anúncios digitais, performance, redução de custos por clique, público alvo, engajamento, etc. “A partir do momento que uma empresa já esteja minimamente estruturada digitalmente, com um site responsivo, conteúdo digital e redes sociais ativas, a partir daí entram as adtechs, com o propósito de otimizar vendas de produtos, serviços ou mesmo ampliar o engajamento com o público-alvo”, pontua Bruno Pinheiro.

Overview do mercado

Para Bruno Pinheiro, o cenário das adtechs é bastante promissor, pois as empresas entenderam que crescer ou ampliar autoridade e vendas de forma orgânica é quase impossível. Para ele, podem existir algumas exceções no início, mas para manter-se no topo é necessário investir em campanhas digitais.

“Dados da Crunchbase dizem que o Brasil possui quase 500 adtechs. Em um universo de quase 20 milhões de empresas ativas no país, podemos dizer que existe um oceano azul de oportunidades para as adtechs, onde somente os melhores conseguirão se destacar”, sentencia Bruno Pinheiro.

Isso porque, de alguma forma, toda empresa consome algum tipo de serviço que uma adtech oferece. Seja para analisar dados, anunciar mídia ou elaborar uma estratégia de comunicação. Não é à toa que o Distrito mapeou em seu estudo Distrito AdTech & MarTech Report que 98% das startups analisadas atendem o público B2B.

Das startups mapeadas pela organização, 28% são relacionadas à Comércio & Vendas, seguida por Publicidade & Promoção com 27%. Em terceiro lugar estão as startups de Relacionamento e Mídia Social, com 22% e Conteúdo e Experiência, com 21%.

4 motivos para investir em uma adtech

Se a empresa possui uma presença digital consolidada e atrai um público nos seus canais virtuais investir em anúncios através de uma adtech pode alavancar os resultados da organização. Confira:

Comunique mais, venda mais: com a otimização dos anúncios e das campanhas online, a empresa vai atingir mais pessoas, assim como convencê-las para uma possível compra.

Mais dados para guiar decisões: com os dados disponíveis em relatórios, é possível monitorar os anúncios, possibilitando ajustes específicos nas estratégias, mudando o que não está rendendo bons resultados, por exemplo.

Uma marca bem lembrada: o uso adequado de anúncios ajuda a gerar reconhecimento de marca, tornando a empresa mais conhecida e associando-a à solução dos problemas, ganhando mais credibilidade e autoridade com o público.

Gaste menos para anunciar: a automação e a diversidade de espaços para anunciar que as adtechs oferecem permitem a redução de custos com os anúncios, possibilitando um melhor gerenciamento dos anúncios online, com mais inteligência e precisão.


+ Notícias 

Onda de aquisições mostra mercado mais integrado e inovador 

Como as martechs melhoram a jornada do consumidor? 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]