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Adotar e-commerce demanda mais estratégia do que investimento, diz consultor a pequenos varejistas

Adotar e-commerce demanda mais estratégia do que investimento, diz consultor a pequenos varejistas

Evento no ProVa apresentou quais os primeiros passos para empresários que querem iniciar operações on-line

“Existem dois tipos de empresa. Uma que se digitalizou e a outra que vai fechar”, provocou Roberto Calderon, CEO da e-commerce Camp, durante palestra sobre comércio eletrônico para pequenos varejistas que se reuniram no ProVa – Laboratório de Inovação no Varejo na noite de terça-feira (07). Nesta quarta-feira o ProVa realiza a segunda parte do evento, apresentando as plataformas e ferramentas.

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Segundo Calderon, mais de 90% das empresas têm dúvidas sobre como entrar no mercado digital, mas é um canal que precisa ser adotado e que os varejistas precisam se atentar no tamanho que o varejo digital tem e terá em um futuro muito próximo com a crescente popularização da internet e dispositivos para compra on-line. Até mesmo um console de videogame será um canal. “90% dos brasileiros acessam a internet todos os dias. Quantos consumidores entram em uma loja física todo dia?”, alerta.

“Adotar um e-commerce demanda mais estratégia do que investimento”, disse Calderón aos pequenos varejistas, que se preocupam, e com razão, com os custos de manutenção desse canal. A infraestrutura realmente pode ser um entrave, mas o especialista orienta aos empresários que iniciar com uma operação pequena, com plataforma customizada, e ir testando para depois ampliar seria um começa mais recomendável.

Neste nicho, reforça Calderon, a estratégia é o mais importante. Pensar no seu cliente e como captura-lo nesta jornada on-line. Além disso, o executivo lembra que o próximo passa no comércio eletrônico será a venda consultiva, uma vez que a grande maioria dos produtos são commodities, e como o varejo físico é contato e relacionamento diário, será uma vantagem essa experiência do varejista quando estiver no canal on-line. “As pessoas ainda valorizam a experiência de compra e o futuro do varejo vai pedir o conhecimento do dia a dia do varejo tradicional”.

Serviço:
Varejo Online: Novas oportunidades de vendas no mundo digital
Data: 07 e 08 de agosto de 2018
Hora: 19h
Local: ProVA – Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – 1º andar – Consolação)
Público-alvo: varejistas e interessados no tema
Inscrições gratuitas

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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