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Adotar e-commerce demanda mais estratégia do que investimento, diz consultor a pequenos varejistas

Adotar e-commerce demanda mais estratégia do que investimento, diz consultor a pequenos varejistas

Evento no ProVa apresentou quais os primeiros passos para empresários que querem iniciar operações on-line

“Existem dois tipos de empresa. Uma que se digitalizou e a outra que vai fechar”, provocou Roberto Calderon, CEO da e-commerce Camp, durante palestra sobre comércio eletrônico para pequenos varejistas que se reuniram no ProVa – Laboratório de Inovação no Varejo na noite de terça-feira (07). Nesta quarta-feira o ProVa realiza a segunda parte do evento, apresentando as plataformas e ferramentas.

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Segundo Calderon, mais de 90% das empresas têm dúvidas sobre como entrar no mercado digital, mas é um canal que precisa ser adotado e que os varejistas precisam se atentar no tamanho que o varejo digital tem e terá em um futuro muito próximo com a crescente popularização da internet e dispositivos para compra on-line. Até mesmo um console de videogame será um canal. “90% dos brasileiros acessam a internet todos os dias. Quantos consumidores entram em uma loja física todo dia?”, alerta.

“Adotar um e-commerce demanda mais estratégia do que investimento”, disse Calderón aos pequenos varejistas, que se preocupam, e com razão, com os custos de manutenção desse canal. A infraestrutura realmente pode ser um entrave, mas o especialista orienta aos empresários que iniciar com uma operação pequena, com plataforma customizada, e ir testando para depois ampliar seria um começa mais recomendável.

Neste nicho, reforça Calderon, a estratégia é o mais importante. Pensar no seu cliente e como captura-lo nesta jornada on-line. Além disso, o executivo lembra que o próximo passa no comércio eletrônico será a venda consultiva, uma vez que a grande maioria dos produtos são commodities, e como o varejo físico é contato e relacionamento diário, será uma vantagem essa experiência do varejista quando estiver no canal on-line. “As pessoas ainda valorizam a experiência de compra e o futuro do varejo vai pedir o conhecimento do dia a dia do varejo tradicional”.

Serviço:
Varejo Online: Novas oportunidades de vendas no mundo digital
Data: 07 e 08 de agosto de 2018
Hora: 19h
Local: ProVA – Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – 1º andar – Consolação)
Público-alvo: varejistas e interessados no tema
Inscrições gratuitas

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