Uma das grandes conquistas nos direitos do consumidor é a exibição dos valores nutricionais nos rótulos dos produtos, dente eles os açúcares. Um fotógrafo espanhol conseguiu reunir de maneira bem original esse tipo de informação: em fotos.
O projeto é o Sin Azucar e é uma iniciativa do fotógrafo e entusiasta por alimentação saudável, Antonio Estrada. Em linhas gerais, ele exibe fotografias de produtos e a sua respectiva quantidade de açúcares.
Segundo o fotógrafo, a informação da quantidade de açúcar é da própria indústria de alimento. Alguns produtos chocam pela quantidade desse ingrediente, como é o caso de um produto da rede Starbucks.
É importante ressaltar que a quantidade desse e outros ingredientes podem variar de país para país. A tolerância no Brasil não necessariamente é igual na Espanha. Dito isso, veja a lista no site dele AQUI.
Sobre o projeto, Estrada, que é praticante de CrossFit, explica o objetivo da iniciativa em sua página pessoal. “É um projeto fotográfico que pretende mostrar o açúcar oculto que existe nos alimentos que consumimos diariamente. A ideia é simples: fotografa-se o produto ao lado da quantidade desse ingrediente em torrões, usando a mesma linguagem visual usada pela indústria para vender os seus produtos. Fotografia limpa, iluminação adequada, retoque atrativo, impacto visual, etc”, afirma.
Estrada quer que as imagens ganhem as redes sociais e se transformem em alerta para os consumidores. Veja algumas imagens.
Uma lata do energético Monster (553 ml) tem 60 gramas de açúcar ou 15 torrões.
O iogurte Activia abaixo tem 16 gramas de açúcar ou quatro torrões.
A maior embalagem do Mocca Branco com nata e xarope de chocolate, do Starbucks, contém 80 gramas de açúcar ou 20 torrões.
Uma lata de Fanta (330 ml) contém 28 gramas de açúcar ou sete torrões.
Uma lata de tônica Schweppes (330 ml) contém 27,7 gramas açúcar ou sete torrões.