A Lojas Renner, maior varejista de moda do Brasil em faturamento, completou ontem 10 anos como Corporation (empresa com 100% das ações negociadas em bolsa). Nesse período, a empresa teve uma valorização de 1.842% e viu seu valor de mercado saltar de R$ 900 milhões para R$ 14,3 bilhões.
Há dez anos, após um intenso road show com 90 visitas em três semanas a potenciais investidores, o controle da Lojas Renner passava das mãos da norte-americana JC Penney para milhares de acionistas. ?Em 2005, o mercado não estava exatamente disposto a apostar em um novo modelo corporativo, muito mais comum entre as empresas norte-americanas. Muitos duvidaram que essa aposta pudesse ser bem-sucedida?, lembra José Galló, presidente da empresa.
Hoje, são mais de cinco mil acionistas e mais de 80% do capital social é detido por investidores internacionais. Por ser a primeira corporação do País, a Lojas Renner entendeu à época que uma governança bem estabelecida era essencial e, assim, foi pioneira também no desenvolvimento de um Manual para Participação de Acionistas em Assembleias, nos mesmos moldes dos documentos de Proxy Statements usados por empresas estrangeiras.
Nos últimos 10 anos, a Renner passou de 64 lojas em 10 Estados e Distrito Federal para 350 lojas (com as bandeiras Renner, Camicado e Youcom) em todos os Estados brasileiros. Para 2021, a previsão da empresa é desenvolver uma rede de 833 lojas (408 Renner, 125 Camicado e 300 Youcom).
Leia mais:
Renner quer atrair pequeno investidor