Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aplicativo ajuda usuários a encontrar absorventes distribuídos gratuitamente

Aplicativo ajuda usuários a encontrar absorventes distribuídos gratuitamente

Escócia já tem lei para distribuição gratuita de produtos de higiene íntima feminina via aplicativo; Brasil ainda conta com iniciativas isoladas

Imagine passar pelo ciclo menstrual sem poder adquirir um único pacote de absorvente íntimo. Essa é a realidade de milhares de mulheres ao redor do mundo. No entanto, em alguns países, já existem ações em parceria com a iniciativa privada que buscam auxiliar de forma gratuita mulheres que não possuem condições para comprar este tipo de produto.

A Escócia, por exemplo, se tornou o primeiro país a ter uma lei para distribuição gratuita de produtos de higiene íntima feminino. Agora, para ajudar a conectar esses produtos com as mulheres que precisam deles, a empresa Hey Girls lançou o aplicativo PickupMyPeriod.

O app direciona os usuários para o local mais próximo que oferece esses produtos de forma gratuita. A ferramenta permite que o usuário filtre por tipo de produto, localização e acessibilidade, por exemplo, “absorventes em locais acessíveis para cadeirantes”. Uma segunda parte do aplicativo usa flashcards para fornecer conteúdo sobre educação e saúde menstrual. O desenvolvimento do app com a empresa teve apoio do governo escocês.

absorventes

absorventes
Imagens: Hey Girls

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Outras ações

PickupMyPeriod é apenas um exemplo do combate à pobreza e auxílio na dignidade de mulheres em vulnerabilidade. Em 2021, vimos uma série de ações globais neste caminho, desde a Namíbia eliminando o imposto sobre absorventes, até a Nova Zelândia exigindo que todas as escolas forneçam absorventes gratuitos para suas alunas.

Embora o suporte do governo e sua legislação sejam cruciais para ações como essa, as marcas também têm um papel nessa conscientização e auxílio. Na Irlanda, a Lidl Ireland se tornou a primeira grande varejista do mundo a oferecer absorventes gratuitos.

Brasil tem iniciativas municipais

Por hora, ainda vemos no Brasil ações isoladas por meio de programas e projetos municipais, mas sem a adesão por parte da iniciativa privada. Um bom exemplo na atenção e cuidado com o tema vem da Prefeitura de Palhoça (SC), que desenvolveu o Programa Ciclo. No projeto é fornecido absorventes higiênicos para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica da cidade de Palhoça.

Inicialmente, a distribuição acontecia apenas nas unidades básicas de saúde dos bairros Vila Nova, Frei Damião e Brejaru. Porém, em agosto do ano passado, os produtos de higiene íntima fornecidos pela Prefeitura passaram a estar disponíveis em qualquer uma das 22 unidades da rede municipal de saúde. A iniciativa da prefeitura já distribuiu mais de 10 mil unidades de absorventes higiênicos para as mulheres participantes do programa.

absorventes
Foto: Portal da Prefeitura de Palhoça (SC)

Com foco na ampliação do programa, abordando a saúde e a higiene feminina, a Prefeitura de Palhoça já deu início ao “Ciclo nas Escolas”, levando conteúdo informativo a alunas do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino.

De acordo com o relatório Livre Para Menstruar, produzido pelo movimento Girl Up, a chamada pobreza menstrual atinge uma em cada quatro adolescentes brasileiras. Por esse motivo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que uma em cada dez meninas falte aula durante o período menstrual.

Governo brasileiro e a distribuição gratuita de absorventes

Vale lembrar que, na próxima a terça-feira (8/2), o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocará a primeira sessão conjunta da Câmara e do Senado para análise de vetos do presidente Jair Bolsonaro a matérias aprovadas no ano passado.

Dos 37 vetos presidenciais, está o veto que trata da distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema, impedido pelo presidente no fim do ano passado.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+Notícias

A inovação de produtos femininos sustentáveis: uma tendência que veio para ficar

Empreendedorismo feminino: 5 dicas para gerar uma liderança confiante

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]