Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aplicativo ajuda usuários a encontrar absorventes distribuídos gratuitamente

Aplicativo ajuda usuários a encontrar absorventes distribuídos gratuitamente

Escócia já tem lei para distribuição gratuita de produtos de higiene íntima feminina via aplicativo; Brasil ainda conta com iniciativas isoladas

Imagine passar pelo ciclo menstrual sem poder adquirir um único pacote de absorvente íntimo. Essa é a realidade de milhares de mulheres ao redor do mundo. No entanto, em alguns países, já existem ações em parceria com a iniciativa privada que buscam auxiliar de forma gratuita mulheres que não possuem condições para comprar este tipo de produto.

A Escócia, por exemplo, se tornou o primeiro país a ter uma lei para distribuição gratuita de produtos de higiene íntima feminino. Agora, para ajudar a conectar esses produtos com as mulheres que precisam deles, a empresa Hey Girls lançou o aplicativo PickupMyPeriod.

O app direciona os usuários para o local mais próximo que oferece esses produtos de forma gratuita. A ferramenta permite que o usuário filtre por tipo de produto, localização e acessibilidade, por exemplo, “absorventes em locais acessíveis para cadeirantes”. Uma segunda parte do aplicativo usa flashcards para fornecer conteúdo sobre educação e saúde menstrual. O desenvolvimento do app com a empresa teve apoio do governo escocês.

absorventes

absorventes
Imagens: Hey Girls

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Outras ações

PickupMyPeriod é apenas um exemplo do combate à pobreza e auxílio na dignidade de mulheres em vulnerabilidade. Em 2021, vimos uma série de ações globais neste caminho, desde a Namíbia eliminando o imposto sobre absorventes, até a Nova Zelândia exigindo que todas as escolas forneçam absorventes gratuitos para suas alunas.

Embora o suporte do governo e sua legislação sejam cruciais para ações como essa, as marcas também têm um papel nessa conscientização e auxílio. Na Irlanda, a Lidl Ireland se tornou a primeira grande varejista do mundo a oferecer absorventes gratuitos.

Brasil tem iniciativas municipais

Por hora, ainda vemos no Brasil ações isoladas por meio de programas e projetos municipais, mas sem a adesão por parte da iniciativa privada. Um bom exemplo na atenção e cuidado com o tema vem da Prefeitura de Palhoça (SC), que desenvolveu o Programa Ciclo. No projeto é fornecido absorventes higiênicos para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica da cidade de Palhoça.

Inicialmente, a distribuição acontecia apenas nas unidades básicas de saúde dos bairros Vila Nova, Frei Damião e Brejaru. Porém, em agosto do ano passado, os produtos de higiene íntima fornecidos pela Prefeitura passaram a estar disponíveis em qualquer uma das 22 unidades da rede municipal de saúde. A iniciativa da prefeitura já distribuiu mais de 10 mil unidades de absorventes higiênicos para as mulheres participantes do programa.

absorventes
Foto: Portal da Prefeitura de Palhoça (SC)

Com foco na ampliação do programa, abordando a saúde e a higiene feminina, a Prefeitura de Palhoça já deu início ao “Ciclo nas Escolas”, levando conteúdo informativo a alunas do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino.

De acordo com o relatório Livre Para Menstruar, produzido pelo movimento Girl Up, a chamada pobreza menstrual atinge uma em cada quatro adolescentes brasileiras. Por esse motivo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que uma em cada dez meninas falte aula durante o período menstrual.

Governo brasileiro e a distribuição gratuita de absorventes

Vale lembrar que, na próxima a terça-feira (8/2), o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocará a primeira sessão conjunta da Câmara e do Senado para análise de vetos do presidente Jair Bolsonaro a matérias aprovadas no ano passado.

Dos 37 vetos presidenciais, está o veto que trata da distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema, impedido pelo presidente no fim do ano passado.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+Notícias

A inovação de produtos femininos sustentáveis: uma tendência que veio para ficar

Empreendedorismo feminino: 5 dicas para gerar uma liderança confiante

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]