A marca de roupas japonesa GU apostou em uma ideia contraintuitiva para se posicionar no mercado. Em sua loja, na capital japonesa, o cliente teve uma experiência de compra diferente: ir para casa vestindo as mercadorias sem ter que pagar por elas.
A varejista, que é uma divisão da Fast Retailing Co., declarou ao Wall Street Journal que a intenção foi que o cliente ‘testasse’ a roupa antes de fazer a compra. Essa loja experimental ficou em funcionamento de 18 a 30 de junho, no distrito de Shibuya, em Tóquio.
Para o controle da loja, existia apenas um ?convite? dos funcionários para que os clientes deixassem seus nomes e números de telefone. O cliente poderia experimentar a peça de roupa livremente em qualquer lugar que quisesse, mas arcava com o compromisso de voltar à loja antes do fechamento.
Se por ventura o cliente decidisse não concluir a compra, o produto devolvido não voltava para as prateleiras. Era colocado para exibição em um manequim ou jogado direto no lixo. E caso os clientes se esquecessem de voltar a tempo, um funcionário da GU ligava lembrando-os do compromisso.
A Fast Retailing Co., é a quarta maior empresa de varejo de vestuário do mundo e também controladora da Uniqlo, Helmut Lang e Teoria, além da GU, varejista de moda casual que tem 280 lojas espalhadas pelo Japão. A Uniqlo é conhecida por ser patrocinadora do tenista sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo.
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