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A satisfação além da compra

A satisfação além da compra

Quando a experiência de pagamento se torna essencial na fidelização do cliente

* Por Verena Stukart

Thiago é apaixonado por futebol e coleciona camisas de time. Recebe diariamente campanhas de e-mail marketing e sempre acessa suas lojas prediletas em busca de novos itens para aumentar a coletânea.

Uma promoção de loja virtual lhe chamou a atenção: ?Duas camisas pelo preço de uma?. Fez a seleção, colocou no carrinho, digitou os dados do cartão de crédito e saiu feliz da vida com as novas aquisições. Porém, um e-mail no dia seguinte acabou com empolgação: ?Pagamento recusado?.

Sem entender o motivo e sequer ter a opção de mudar a forma para pagar, Thiago ficou sem suas camisas. A loja virtual perdeu sem a venda e pior, não verá mais esse cliente em suas páginas.

Esse é um exemplo recorrente de má experiência de compra no e-commerce brasileiro. Aliás, é mais comum do que se pensa, uma vez que a média de conversão de transações é de apenas 70%.

É preciso que o lojista passe a ver a solução de pagamento como parte essencial no ciclo do consumidor dentro do e-commerce, principalmente na fidelização. De nada adianta realizar investimentos em marketing digital, um layout atraente, um bom sistema de entrega, se no momento mais importante, a conclusão da venda, o processo falhar. Está na hora de transformar seu meio de pagamento em uma ferramenta estratégica.

*Verena Stukart é CEO da MundiPagg, empresa de soluções para pagamento on-line

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