Pesquisar
Close this search box.
/
/
A revolução que está às portas

A revolução que está às portas

Cinco setores que podem se beneficiar em breve com a Internet das Coisas (IoT)

* Por Samir El Rashidy

Muito se fala sobre a Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), e sonhamos em vê-la implementada. A ideia de máquinas conectadas à internet nos enviando informações e alertas com o que necessitam ou com o que nós necessitamos é fascinante. O Gartner prevê que até o final do ano haverá cerca de 4.9 bilhões de ?coisas? conectadas em todo o mundo, transformando a forma como trabalhamos e vivemos. Neste sentido, vemos determinados setores que estão suficientemente maduros para se transformar graças a essa tecnologia.

Máquinas de vendas automáticas – A Internet das Coisas pode dar novas oportunidades aos negócios de máquinas automáticas. Ao desenvolver uma máquina de café conectada é possível conseguir benefícios que resultam em uma experiência melhor de serviço ao cliente. É possível, por exemplo, manter uma qualidade alta do café ao controlar os níveis de estoque e as necessidades de manutenção do aparelho. Pode-se fazer um acompanhamento da carga de trabalho existente e recomendar quando seria ideal fazer a manutenção. Também é possível supervisionar a temperatura, a vibração e a pressão, para garantir que o café produzido pela máquina mantenha altos padrões de qualidade. Para máquinas em geral, o sistema também pode controlar os níveis de fornecimento, detectando e antecipando problemas com a análise dos dados coletados.

Agricultura inteligente – Hoje existem e já estão disponíveis sensores conectados para o monitoramento da presença de insetos, clima e umidade do solo, entre outros. Reunidos, esses sistemas inteligentes dão aos agricultores o controle da produção ao longo da temporada de plantio, permitindo o acesso a dados de diferentes dispositivos e lugares. Como estão conectados, os agricultores podem ser alertados rapidamente se os sensores detectam que é necessário atuar para proteger suas culturas.
As soluções agrícolas inteligentes, porém, não se limitam somente a plantações – existem soluções para monitorar rebanhos, realizar o acompanhamento dos ciclos de ovulação do gado, otimizar o uso da água e de pesticidas, entre outros.

Transporte – Estima-se que, em um futuro próximo, os automóveis também estarão conectados. Isso permitirá que sejam quase automáticos, mas também revolucionará o gerenciamento de frotas, tornando possível analisar os estilos de dirigir, reduzir custos e controlar o consumo de combustível. Mais além, podem fornecer também alertas mecânicos, de manutenção, avisos relacionados ao pessoal e o rastreamento da entrega, por meio da geolocalização.
Além desses aspectos, o transporte conectado implica ainda em uma melhor gestão do trânsito das cidades. Por exemplo, em Santiago do Chile existe um sistema de monitoramento do trânsito veicular que analisa o nível do congestionamento rodoviário e as velocidades dos carros, entre outros dados.
A computação em nuvem tem um papel chave neste processo, para que os municípios possam ter a informação armazenada e disponível sem investir demais em infraestrutura de TI.

Serviços Públicos – Os serviços públicos inteligentes já estão sendo implementados em alguns países e devemos ver esta tendência crescer. Trata-se basicamente de medir o uso da água, eletricidade e gás. A promessa dessas soluções é que as empresas de serviços públicos possam manter padrões mais altos de disponibilidade de serviço, além de serem capazes de minimizar o desperdício ao ganhar conhecimentos valiosos sobre o comportamento de suas redes.

Cidades inteligentes – A Internet das Coisas é a chave para criar e administrar cidades inteligentes, permitindo gerenciar um edifício, um conjunto de edifícios ou uma cidade inteira a partir de qualquer dispositivo, e em qualquer lugar. Com esse sistema, as operadoras podem gerenciar desde o transito até sistemas de irrigação, esgoto, serviços públicos, iluminação e muito mais.

Observamos que está cada vez mais perto de nós o conceito de ?tudo conectado à internet?, o que promete trazer muitos benefícios para nossa vida pessoal, mas também para o desenvolvimento dos negócios. A tecnologia é fundamental nesse  ponto e apostar em seu desenvolvimento é o que realmente vai gerar vantagem competitiva e permitir nos diferenciarmos.

* Samir El Rashidy é Diretor de Soluções para América Latina da Orange Business Services

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]