Pesquisar
Close this search box.
/
/
A pergunta de 1 bilhão de views: quem influencia os influenciadores?

A pergunta de 1 bilhão de views: quem influencia os influenciadores?

Novas celebridades, talvez fugazes, talvez frívolas, mas certamente influentes. A era digital trouxe para os holofotes os influenciadores. Mas será possível influenciar o trabalho e a expressão deles para atender a interesses de marcas?

As mídias sociais e a ascensão do YouTube e do Instagram como instrumentos de engajamento de extraordinário alcance, trouxeram consigo um novo tipo de artista ou de celebridade: os influenciadores. Cada vez mais, esses protagonistas da internet ganha adeptos, fãs, seguidores e patrocínios. São influenciadores, com grande domínio das interações que mantém e cultivam com sua audiência, maior ou mesmo em nichos específicos. Nesse contexto, quem são as influências e referências que estes influenciadores usam para criar valor ao seu trabalho e também às marcas que ajudam a promover? A delegação Oásis+Whow teve este painel – Influenciando os influenciadores – como uma das boas recomendações de conteúdo do Web Summit. O painel reuniu Eyal Baumel, CEO da Yoola, Reza Izad, CEO da Studio 71 e Alice-Azania Jarvis, editora-adjunta da Elle no Reino Unido para desvendar quem afinal influencia – e se influencia de fato – os influenciadores.

Eyal Baumel é uma comunidade que reúne e conecta criadores de conteúdo e influenciadores para desenvolver estratégias para marcas. Da mesma forma, Reza Izad do Studio 71, também procura trabalhar com influenciadores a serviço das marcas. Há diferentes formas de influenciadores e a arte aqui é conectar influenciadores capazes de contar boas histórias e disseminar mensagens que sejam agradáveis e autênticas.

Para Eyal, a autenticidade vai além de um influenciador mostrar-se exatamente como é, e sim de ter empatia com pessoas em nível global. “Um bom influenciador soa sempre como um amigo próximo, afirma”. Reza diz que a imensa quantidade de dados gerados pelos influenciadores também ajudam a orientar estratégias de marcas. A capacidade de gerar empatia é o que é procurado pelas marcas e o Big Data pode mostrar essa aderência entre influenciadores e marcas de modo efetivo.

“O Instragram é uma plataforma muito consistente. É mais fácil criar grande conteúdo para essa plataforma, mais do que no vídeo. Combinar marcas com influenciadores e gerar identidade é muito mais simples nesse ambiente”, destaca Eyal. O vídeo é uma linguagem que pede maior elaboração e maior cuidado, shows de TV que fazem parte das redes abertas ou a cabo são novos campos a serem explorados e o podcasting sempre é uma boa possibilidade.

“E como é possível garantir que um influenciador pode ser uma aposta segura para as marcas, questiona Alice-Azania. A segurança de um influenciados é uma questão delicada, passa por gerenciar e acompanhar o que os dados dizem de sua experiência ao longo dos anos, sua atuação – que permitam mitigar os riscos de mensagens ou conteúdos inadequados.

O papel dos influenciadores vai crescer nos próximos anos? No entender dos especialistas e executivos, os micro-influenciadores têm um mercado promissor quando realmente focados. Eles são muito eficientes para testar conteúdos e para marcas que precisam ter maior controle sobre a mensagem e o conteúdo. Marcas globais claramente procuram os grandes criadores, comunicadores para atingir audiências com base no endosso deles.

Ou seja, os influenciadores caminham em uma linha tênue onde devem se deixar influenciar pelas marcas que defendem – em diferentes níveis, dependendo da abordagem e de objetivos – e manter sua autenticidade. A grande influência que recebem é a de servir a compromissos comerciais que possam assegurar seu próprio meio de vida. Para exercer a influência sobre seus fãs, ele precisa estar receptivo às influências sutis das mensagens que promove.

Há alguma tendência que irá afetar ou impactar de modo efetivo o trabalho dos influenciadores? Reza afirma que a evolução da ciência de dados irá trazer modelos preditivos cada vez mais sofisticados e que permitirão até mesmo antecipar os resultados de uma ação com influenciadores, com base no Analytics existente. Daqui por diante ter 1 bilhão de views não será garantia de alcance ou resultado em ações baseadas apenas na espontaneidade dos influenciadores. O Analytics será então o influenciador que poderá domar a autenticidade dessas novas celebridades digitais?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]