/
/
A mudança é um fato. O quanto estamos preparados para ela é a dúvida

A mudança é um fato. O quanto estamos preparados para ela é a dúvida

Apesar do consumidor ter mais poder, ainda há muito a se fazer, inclusive prestar atenção a qual é a necessidade de cada um

Os primeiros debates do World Congress da CI enfatizam o novo status e o poder do consumidor. Instituições de defesa do consumidor e empresas concordam absolutamente com o fato de que o consumidor pode mais. Ao mesmo tempo, o que é possível fazer para acompanhar essa evolução? Questões como sustentabilidade, consumo consciente, informação e transparência, privacidade estão na nova agenda das empresas e dos governos.

O painel “Entregando uma mudança positiva – trazendo para a realidade as novas diretrizes das Nações Unidas para a proteção do consumidor” explorou bastante essa questão. Tereza Moreira, diretora geral de consumidores do ministério da economia de Portugal, comentou sobre a necessidade da mobilização de autoridades públicas e das associações de consumidores para que essa nova agenda seja discutida e produza ações concretas de melhoria dos serviços ao consumidor.

É preciso aplicar uma forma de colaboração internacional para a implantação das novas diretrizes da ONU. O fato é que a experiência latino americana em proteção e defesa do consumidor é notável e pode ensinar muito às demais regiões.

Hugh Stevenson, vice-diretor Internacional de Proteção ao Consumidor da Comissão Federal de Comércio dos EUA, disse que as questões que vêm de baixo, da superfície, podem rapidamente se tornar movimentos de mudança sensível na defesa do consumidor. Juliana Pereira, Secretária Nacional do Consumidor concorda. E defende a criação de um grupo que tenha plano de ações concretas para definir as prioridades corretas das diretrizes da ONU. Segundo Juliana, “Privacidade é importante, economia compartilhada é importante, mas qualidade da água também é. Energia elétrica também é. E precisamos escalonar prioridades regionalmente, considerando essas características”.

Não há dúvidas que as empresas têm um papel decisivo na implantação das novas diretrizes, mas sempre por meio do diálogo, como pontuou Ciro Kawamura, vice-oresidente de Qualidade e Atenção ao Cliente da Telefônica Vivo. A grande diretriz que deve nortear consumidores, empresas e associações de defesa do consumidor é justamente o diálogo, a capacidade de interagir, com tolerância e maturidade. Um novo balanço das relações de consumo depende desse exercício de colaboração.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Qualidade do Grupo Padrão

Fotos abaixo

Novas diretrizes para a proteção do consumidor da ONU – a necessidade é global, mas as prioridades são regionais

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]