Referência em design arquitetônico no mundo, a Alemanha conseguiu representatividade entre os finalistas da oitava edição do World Retail Awards (WRA). Disputando na categoria ?Store Design?, estão as absurdas Breuninger Ko-Bogen, de Düsseldorf e a Garhammer Fashion House, de Waldkirchen .
As alemãs concorrem com a Galeries Lafayette de Pequim, a The Galleria Department Store de Seul, a australiana Winning Appliances e a britânica New Look Retailers. No ano passado, a ganhadora foi a sul-coreana Shinsegae Department Store. Ao final da matéria, veja fotos de todas as concorrentes.
Essa categoria premiará a varejista aberta no último ano que, através do design, melhor tenha conseguido proporcionar uma experiência de compra única ao cliente. Este prêmio se divide em dois: um para lojas com mais de 1,2 mil metros quadrados e outro para as que tiverem dimensões menores.
Waldkirchen
A Garhammer Fashion House tem nove mil metros quadrados de área de venda (quase a medida de um campo de futebol) e foi desenhada pelo escritório de arquitetura e design Blocher Blocher Partner. Nela, tradição e modernidade se fundem o tempo todo.
A loja tem quatro andares, cada nível com sua própria identidade, possibilitando que os clientes absorvam novas impressões sempre que mudam de ambiente. A modernidade foi implantada pelos arquitetos conservando alguns aspectos históricos da construção centenária.
O telhado é definido poeticamente pela própria Blocher Blocher como ?asas de uma borboleta que descem suavemente em direção à borda noroeste da propriedade, dando o acesso ao restaurante ?Johanns?.
Entradas múltiplas, saídas e vias, tornam a loja acessível a partir de todos os lados que o cliente vier. No interior, diferentes alturas de teto determinam experiências de consumo diferentes a cada mudança de cenário.
Os detalhes não param por aí. O prédio dá entrada para a antiga muralha da cidade, cuja alvenaria de pedra natural, atravessa partes da sala de exposições; a cortina de vários andares de ripas se mistura às pinturas e ao eixo central de acesso, detalhado genialmente como uma ?casa da árvore? do cliente.
Düsseldorf
Já a Breuninger Ko-Bogen é uma loja de departamentos de alta classe que foi desenhada pela HMKM, mesmo escritório de arquitetura que cuida da Galleries Lafayette da China, também na disputa pelo prêmio. O edifício da varejista foi projetado pelo norte-americano Daniel Libeskind e já é um marco no cenário de Düsseldorf.
Com mais de 15 mil metros quadrados, 25 mil pares de sapatos, oferecendo marcas como Gucci, Valentino, Bottega Veneta e Burberry, serviço de aconselhamento pessoal de compras, entrada privativa, 400 lugares de estacionamento e uma sofisticada gastronomia no Zanzibar, a Breuninger é impressionante.
Demais premiações
Nas outras categorias, há mais uma marca alemã. A rede fashion plus size Navabi disputa nos prêmios ?Pure Play Online Retailer?, que reconhece empresas nascidas na Internet e que possuem somente operações online ? e ?Best New Retail Concept?, que premia empresas surgidas nos últimos oito anos que vendam direto ao consumidor através de um ou múltiplos canais exclusivos.
Todos os vencedores serão anunciados durante o World Retail Congress (WRC), na cerimônia de premiação e jantar de gala que será realizado no Salle Wagram, em Paris, no dia 30 de setembro.
O WRC é um dos principais eventos de varejo do mundo acontecerá entre os dias 29/09 e 01/10 na capital francesa, debaterá o caráter disruptivo do avanço da tecnologia no mundo do varejo e mostrará exemplos de sucesso de empresas de todos os continentes, nos mais variados canais de consumo. As inscrições para o WRC podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto.
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