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A estratégia da Germed para se tornar a 3ª maior farmacêutica de genéricos no Brasil

A estratégia da Germed para se tornar a 3ª maior farmacêutica de genéricos no Brasil

Nova logomarca e embalagem refletem modernização e forte pilar estratégico de expansão da marca; projeção da companhia é faturar R$ 1,38 bi em 2024

Em um amplo movimento estratégico visando alcançar a terceira posição no mercado farmacêutico de genéricos até 2028, a Germed, laboratório farmacêutico do Grupo NC, (que também tem como empresas pertencentes EMS, Legrand e Novamed) anunciou o reposicionamento de marca, tendo como um dos principais pilares, a ampliação do seu portfólio. Além disso, o grupo que ocupa o ranking das 20 maiores farmacêuticas brasileiras, segundo levantamento da Abradilan (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos), tem projeção de faturamento de R$ 1,38 bi em 2024.

Para a ação de rebranding, até o final do ano, serão investidos R$ 3,5 milhões em campanha online, em materiais de merchandising e no projeto de desenvolvimento da nova logomarca, identidade visual e verbal com o objetivo de modernizar e tornar a marca mais jovem, leve e próxima, com fácil reconhecimento nos canais de venda.

A marca ficou mais simples, refletindo o estilo da companhia e a sua missão de “descomplicar o cuidado das pessoas com a saúde”. As embalagens, que também passaram por mudança e ganharam novo design para gerar destaque e diferenciação nas gôndolas e, ao mesmo tempo, facilitar a leitura e identificação do medicamento pelos consumidores, já começam a ganhar espaço nos pontos de vendas de todo o Brasil.

“O rebranding da Germed traduz de forma visual a nossa mudança de cultura e o nosso DNA de crescimento, desenvolvimento e cuidado. Queremos que a nova marca transmita ao mercado o nosso constante movimento de construção, ressignificação e evolução, tudo isso sem perder de vista a nossa essência de simplificar a busca por uma vida mais equilibrada”, explica Gustavo Possani, head de marketing da Germed.

“Além disso, a retirada da assinatura genérico da logo é uma clara demonstração do quanto a nossa marca está madura e preparada para uma possível expansão da sua atuação em novos segmentos”, completa o executivo.

Design para ajudar o consumidor

Como parte do projeto de reposicionamento, a empresa se debruçou na construção de embalagens com design também moderno e clean. Os novos modelos dos medicamentos isentos de prescrição médica trazem classe terapêutica e símbolo na cor do medicamento referência, passando ainda a contar com ilustrações que ajudam na identificação do tipo de produto pelo consumidor. “Essa maior facilidade em localizar informações representa o ‘descomplicar a saúde”, mote da campanha de rebranding”, reforça Possani.

Além dessas modificações, a variação da cor da caixa também tem um motivo: determina, por exemplo, se o medicamento é tarjado (cor verde-escuro), isento de prescrição médica (branca) ou faz parte de uma linha de produtos para um público específico. É o caso da linha feminina, que tem o fundo das embalagens identificado pelo rosa e roxo.

“Toda essa mudança será um dos principais pilares estratégicos que ajudarão a sustentar o crescimento que a Germed busca nos próximos anos”, afirma Possani.

Germed em números

Dona do segundo maior portfólio de genéricos do país, com mais de 300 produtos, a Germed faturou R$ 1,16 bilhão em 2023 – 25% a mais que em 2022. Foram quase 117 milhões de unidades de caixas de medicamentos comercializadas – um aumento de 19% – no período.

Para 2024, a previsão é faturar R$ 1,38 bilhão e crescer 19% na comparação com 2023. Com este valor, a empresa deverá alcançar a marca de 7% de market share este ano, um ganho de 2,56 p.p. em comparação a 2020.

“Além da mudança de marca, estamos empenhados em nos diferenciar por meio de nosso portfólio, lançando grandes produtos que também nortearão o nosso crescimento daqui para a frente”, afirma Cauê Nascimento, diretor-executivo de genéricos do Grupo NC.

Ainda conforme o diretor-executivo de genéricos, a Germed aposta na estratégia “figital”. “A empresa está reforçando o atendimento comercial físico para regiões ainda não atendidas e seguirá também com a digitalização como pilar para crescer e como forma de ampliar presença em farmácias espalhadas por todo o país, levando seus produtos a um número maior de consumidores.”, finaliza Cauê.

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