/
/
A comunicação das Casas Bahia depois do ‘quer pagar quanto?’

A comunicação das Casas Bahia depois do ‘quer pagar quanto?’

Via Varejo, dona das Casas Bahia, tem adaptado sua forma de falar ao consumidor por conta da internet. Mas a linguagem popular ainda é a tônica

A campanha das Casas Bahia do “quer pagar quanto?” ficou apenas uma semana no ar porque gerou problemas nas lojas, com consumidores indo até o ponto de venda dizendo que gostariam de pagar R$ 1 por produtos de centenas de reais. Ainda assim, a campanha ganhou notoriedade e ficou imortalizada, criando até mesmo uma nova dinâmica de propaganda para o setor de eletroeletrônicos.

Othon Vela, diretor de Marketing da Via Varejo, afirma que a mídia de massas ainda tem grande relevância para o grupo, apesar do crescimento da participação dos investimentos em mídis sociais. Hoje, a Via Varejo divide quase que igualitariamente seu investimento em marketing entre mídias off e on-line.

Confira a nova edição da revista NOVAREJO com tudo que acontece no setor

O diretor afirma que, apesar de a marca ser referência na produção de programas para a televisão, foi preciso adaptar a comunicação para a atuação no on-line. “As Casas Bahia foi muito construída com mídia de massas e TV aberta, que foi um dos pilares da estratégia de mídia. Por isso, a gente sempre fez filmes muito bons e filme bom para nós é aquele que faz vender. Mas a gente não pode viver só da gritaria do varejo”, revela o executivo.

Além de adaptar a linguagem, a Via Varejo precisa adaptar também o tempo das suas estratégias de comunicação na internet. Se as campanhas na televisão eram preparadas para a noite da sexta-feira, com o intuito de encher as lojas no sábado, na internet, a estratégia de comunicação precisa ser preparada com mais antecedência.

Vela explica que a concorrência da empresa na web é com todos os tipos de conteúdo, do comercial de outra varejista ao vídeo de um youtuber famoso. “Na TV aberta, a gente pega o vício de ter um consumidor ali sentado, assistindo o tempo inteiro. (A propaganda é feita com) Uma cabeça, um miolo de mensagem com uma oferta… isso não dá certo no digital. Eu tenho que chamar a atenção nos primeiros segundos”, explica.

Tracking e agilidade nas campanhas

Se para o varejo, o advento da tecnologia trouxe, com a internet, uma fragmentação da atenção do consumidor e um desafio enorme para chamar a atenção das pessoas, ela também deu possibilidades de fazer campanhas publicitárias muito mais assertivas. “Cada campanha que eu ponho na rua eu tenho um tracking de comunicação para saber se isso está melhorando a intenção de compra, se está agradando o cliente e se a comunicação está clara”, detalha.

O uso de robôs no pós-atendimento também tem otimizado a comunicação da Via Varejo. O desafio tem sido manter o caráter sempre popular e de proximidade das marcas do grupo ao mesmo tempo em que desenvolve soluções de atendimento robotizadas e mais eficientes. A gente precisa sempre humanizar nossas marcas. Não somos uma grande inteligência, um black box dos filmes de ficção científica, aquela luzinha vermelha que fala tudo e você não consegue saber o que tem por trás. Sempre tem um ser humano por trás e a gente precisa mostrar isso ao nosso cliente”, conclui Vela.

Leia também: Como a Via Varejo usa a tecnologia para otimizar logística e estoque

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]