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A classificação indicativa para jogos de smartphones

A classificação indicativa para jogos de smartphones

Os celulares chegam à mão das crianças cada vez mais cedo. Mas, você conhece bem os jogos aos quais seu filho tem acesso?

Assim como os filmes, os jogos para smartphones, oferecidos na Apple Store ou no Google Play, possuem uma classificação indicativa quanto à idade dos jogadores ? desde agosto de 2012. Alguns dos critérios são comuns tanto para filme quanto para games, como é o caso da exibição de algum tipo de violência, cenas de sexo ou linguagem inapropriada.

No entanto, o universo dos games possui um detalhe curioso: a compra digital. Muitos desses jogos oferecem a possibilidade de comprar o jogo ou obter alguma vantagem, como pular uma fase ou adquirir itens mediante o pagamento de uma determinada quantia.

Leia também: Você sabe o que seu filho faz na internet?

Ocorre que a brincadeira virtual é coisa séria: ela tem um custo em dinheiro real e depende de um cartão de crédito, que somente é concedido a pessoas com mais de 18 anos (ou entre 16 e 18, para emancipados).

Porém, há uma aparente flexibilização quanto ao uso do cartão e, ao menos por enquanto, essas informações têm caráter meramente informativo – afinal, é praticamente impossível impedir uma pessoa de 13 anos fazer o download de um jogo para jogadores com mais de 14. Esse controle deve ser feito por um adulto, que pode verificar a faixa etária do jogo dentro da Apple Store ou no Google Play.

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 A imagem do Ministério da Justiça explica como encontrar a faixa etária:

Alguns exemplos de jogos e faixa etária:

* Candy Crush Soda ? livre;

* Clash of Clans ? 10 anos (violência e compras digitais);

Leia também: CDC: os direitos do consumidor no universo de compra online

* Clash of Kings ? 12 anos (violência, linguagem imprópria, interação de usuários e compras digitais);

* The Simpsons ? Tapped Out ? 14 anos (conteúdo sexual, drogas e compras digitais);

* GTA San Andreas ? 18 anos (violência, conteúdo sexual, drogas e ilícitas).
 
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