Assim como os filmes, os jogos para smartphones, oferecidos na Apple Store ou no Google Play, possuem uma classificação indicativa quanto à idade dos jogadores ? desde agosto de 2012. Alguns dos critérios são comuns tanto para filme quanto para games, como é o caso da exibição de algum tipo de violência, cenas de sexo ou linguagem inapropriada.
No entanto, o universo dos games possui um detalhe curioso: a compra digital. Muitos desses jogos oferecem a possibilidade de comprar o jogo ou obter alguma vantagem, como pular uma fase ou adquirir itens mediante o pagamento de uma determinada quantia.
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Ocorre que a brincadeira virtual é coisa séria: ela tem um custo em dinheiro real e depende de um cartão de crédito, que somente é concedido a pessoas com mais de 18 anos (ou entre 16 e 18, para emancipados).
Porém, há uma aparente flexibilização quanto ao uso do cartão e, ao menos por enquanto, essas informações têm caráter meramente informativo – afinal, é praticamente impossível impedir uma pessoa de 13 anos fazer o download de um jogo para jogadores com mais de 14. Esse controle deve ser feito por um adulto, que pode verificar a faixa etária do jogo dentro da Apple Store ou no Google Play.
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A imagem do Ministério da Justiça explica como encontrar a faixa etária:
Alguns exemplos de jogos e faixa etária:
* Candy Crush Soda ? livre;
* Clash of Clans ? 10 anos (violência e compras digitais);
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* Clash of Kings ? 12 anos (violência, linguagem imprópria, interação de usuários e compras digitais);
* The Simpsons ? Tapped Out ? 14 anos (conteúdo sexual, drogas e compras digitais);
* GTA San Andreas ? 18 anos (violência, conteúdo sexual, drogas e ilícitas).
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