/
/
8 Tendências de marketing para o varejo em 2018

8 Tendências de marketing para o varejo em 2018

As tendências para o marketing no varejo contemplam a junção do mundo digital e do físico, inclusive com a fusão de grandes empresas de ambos os setores

A era da cooperação deve atingir o varejo em cheio em 2018, é o que aponta a projeção da Criteo, que analisou as relações diretas que possui com mais de 17 mil anunciantes e publishers em todo o mundo. O estudo procura identificar as principais tendências de marketing para o varejo neste ano.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O relatório aponta para uma importância crescente das compras por voz e do vídeo como motor da publicidade digital. Além disso, o gerenciamento de dados deverá estar no foco das tendências digitais em 2018, especialmente com a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados, ou GDPR, que entra em vigor na Europa este ano.

Confira as oito principais tendências de marketing no varejo para 2018:

1. Compras por voz

Dispositivos como Google Home e Amazon Echo estão cada vez mais populares e devem ajudar a impulsionar as vendas no varejo em 2018. Google, Amazon e empresas como Harman Kardon e Cortana, da Microsoft, devem disputar esse mercado.

Em breve, o consumidor topará com anúncios de voz contextualizados e recomendações de consumo. Com riqueza de dados sobre os interesses e preferências dos consumidores, os smart speakers vão poder oferecer serviços e novos produtos, além de sugerir produtos e serviços complementares à rotina de consumo das pessoas.

 

2. Social-commerce

Muitas empresas devem integrar chatbots a serviços de mensagem como os do Facebook Messenger e do WhatsApp. A dificuldade para o varejista estará em encontrar maneiras de acessar os dados dos clientes, que estão sendo cada vez mais protegidos pelas grandes empresas de tecnologia por regulamentações governamentais.

 

3. Omnichannel

A convergência entre os mundos on-line e off-line deve se acentuar em 2018. As empresas precisarão utilizar com sabedoria os seus dados de CRM para encontrar e impactar os consumidores on-line com campanhas personalizadas. Haverá também uma crescente ênfase no caminho inverso, na condução do tráfego off-line para interações on-line.

 

4. Colaboração on-line

Devido às questões legais que estão para serem implementadas em relação ao acesso de dados dos consumidores, varejistas e marcas devem procurar soluções em conjunto para acessarem informações dos consumidores e se manterem competitivos.

Segundo a pesquisa “The Commerce Data Opportunity: Collaboration Levels the Retail Playing Field”, feita pela Criteo em parceria com a Forbes Insights, 72% dos executivos de marketing acreditam que a colaboração levará ao aumento dos lucros e da satisfação dos consumidores.

 

5. Otimização dos feeds de produtos 

Os anunciantes prometem otimizar o gerenciamento de ativos do feed de produtos, incluindo descrições e imagens. Fotos contextualizadas de produtos, closes de alta resolução, imagens em 360 graus e outros detalhes vão se tornar cruciais para dar aos compradores a melhor experiência on-line. Tudo isso pautado no gerenciamento de dados, unindo os dados comerciais com o conteúdo gerado pelo usuário.

 

6. GDPR e gerenciamento de dados

O Regulamento Geral de Proteção de Dados, ou GDPR, entrará em vigor na União Europeia em 25 de maio de 2018, afetando varejistas, empresas e mais de 500 milhões de cidadãos. O impacto será global. A medida deve aprimorar a transparência no gerenciamento de dados no mundo todo, destacando no mercado as empresas que casarem transparência e personalização de produtos.

 

7. O vídeo no ambiente digital

Novos anúncios de vídeo vão emergir. Em 2018, o tempo gasto pelo consumidor no ambiente on-line vendo vídeos deve aumentar constantemente, forçando anunciantes, publishers e empresas de mídia a reorganizar e aumentar o foco no segmento.

 

8. Mais aquisições e parcerias no varejo

Amazon e Whole Foods, Amazon e Kohl’s, Walmart e serviço Express do Google, Walmart e ModCloth, Bonobos e Shoes.com. Todas essas fusões ou aquisições indicam a direção de uma concentração de marcas no varejo em 2018 para que se mantenham competitivas. Muitas transações devem ser fechadas com o intuito de unir os mundos on-line e off-line.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]