Estamos na reta final para o Dia dos Pais e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve movimentar R$ 2,07 bilhões no e-commerce brasileiro, aumento de 12% em relação a 2016. Ainda segundo a ABComm, devem ser mais de 6 milhões de pedidos, com um tíquete médio de R$ 346. As categorias mais buscadas continuam sendo “Informática”, “Eletrônicos” e “Moda e Acessórios”.
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Uma data tão forte para o varejo em geral tem grandes chances de incrementar significativamente a operação de quem vende pela internet. Por isso, não dá para descuidar da estratégia da sua loja virtual. Para quem ainda não se preparou totalmente, ainda dá tempo de otimizar as vendas. A Rakuten Digital Commerce preparou uma lista de dicas para garantir um bom resultado e a fidelização do consumidor nesse Dia dos Pais.
1. Parceiros e estrutura interna
O primeiro passo é checar todos os seus parceiros de negócios. Estar confiante de que a sua plataforma de e-commerce, seus sistemas de gestão, meios de pagamentos, parceiros logísticos e fornecedores suportarão a demanda extra é fundamental. Não basta atender, é preciso fazer isso com segurança e qualidade. Observe se há necessidade de serviços complementares que podem ser contratados para melhorar a sua performance nesse período, por exemplo. E, claro, só é possível cumprir essa tarefa se a sua estrutura própria também estiver preparada. Confira se o capital humano da sua empresa é suficiente para dar conta da movimentação esperada ou se necessitará de reforços.
2. Categorias em alta
Historicamente, categorias como Eletrônicos e Informática, Livros, Música e Vídeos, Moda e Acessórios (Roupas e Calçados), Perfumes, Saúde e Beleza se destacam nessa época do ano. Caso trabalhe com alguma delas, invista em ações para chamar a atenção para esses produtos na sua loja virtual. Uma sugestão é criar, temporariamente, uma categoria especial para Dia dos Pais, no menu da loja. Nesta seção, liste os produtos mais recomendados para presentear os pais na data. Essa curadoria poupa tempo ao consumidor e é vista com “bons olhos”. Melhor ainda, se você agregar condições especiais, como frete grátis e parcelamento sem juros, por exemplo.
3. Amplie seus canais
Se você está investindo esforços e se preparando para vender mais, também deve considerar ampliar seus canais de exposição e vendas. O consumidor omnichannel pode encontrá-lo em diferentes lugares, desde sites de busca e redes sociais até os famosos marketplaces, que são shoppings online. Por isso, analisar o potencial dessas plataformas para o seu negócio também é importante para maximizar sua conversão. Os marketplaces, por exemplo, além de serem um forte canal de vendas, otimizam a exposição das suas ofertas com ações de marketing para uma base de milhares de novos clientes todos os dias. Assim, é possível vender mais, com menos esforço.
4. Promoções para “ganhar” o consumidor
O resultado esperado depende de boas ações; isso é um fato. Para vender bem nesse Dia dos Pais, todo lojista precisará apostar em promoções especiais. A marca Romão Calçados, especializada em sapatos com altas numerações, lançou uma campanha com um banner temático na home page da loja e frete grátis para todo o país, por exemplo. Fazer campanhas de email marketing, com as principais ofertas do seu e-commerce para os pais, e anunciar em redes sociais, como o Facebook, são outras formas de chamar a atenção do seu público alvo. Não esqueça de trabalhar bem o calltoaction para conduzir o cliente pelo seu funil de vendas.
Veja o exemplo da loja Sandro Moscoloni. A marca criou uma campanha que presenteará com um brinde surpresa quem adquirir ofertas com o selo especial da ação. Além disso, a grife lançou um concurso cultural que premiará os compradores que seguirem alguns passos, como o engajamento com o perfil da empresa nas redes sociais.
Outro ponto é criar o senso de urgência. As melhores plataformas do mercado possibilitam aos lojistas permitir que o comprador visualize peças que estão disponíveis em estoque. Assim, se o produto estiver acabando, o consumidor poderá apressar-se para fechar seu pedido. Criar kits e looks combinando peças e itens relacionados para o Dia dos Pais também permitirá que o comprador amplie sua compra. Ou seja, monte um carrinho mais completo. Ações como esta elevam o ticket médio da loja, além de deixarem o consumidor mais satisfeito.
5. Personalização faz diferença
Se a data e o presenteado são especiais, o presente também deve estar à altura. E, como lojista, você tem o papel de oferecer a melhor experiência ao seu consumidor. Não pense apenas no preço como atributo de diferenciação da sua loja virtual. A personalização é um ponto que agrega valor à marca, sem onerar o lojista. Opções como embalagem para presente podem ser facilmente disponibilizadas e mostram que o e-commerce se preocupa com a satisfação do consumidor.
6. De olho no estoque
Se antecipe para não ser surpreendido. Lojas experientes buscam levantar o histórico de vendas, considerar avaliações da equipe de especialistas e analisar o cenário econômico, entre outras variáveis, para prever sua demanda com mais segurança. Se você não tem tantos dados disponíveis, trabalhe com o que possui e planeje-se.
Uma boa opção para entender o comportamento do consumidor e o que esperar do período, é realizar pesquisas com ferramentas disponíveis no mercado. Identifique seus produtos-chave, os mais vendidos e os menos vendidos e garanta um estoque confiável. Se você está divulgando determinadas ofertas, tenha o cuidado de evitar que os itens fiquem indisponíveis. Reforce o relacionamento com seus fornecedores, essa aproximação pode ser decisiva para a sua operação.
7. Entrega certa
Sim, muitos deixarão para comprar o presente de Dia dos Pais na última hora. A grande questão é que, no e-commerce, a entrega é uma etapa crucial. Por isso, seja claro com o seu consumidor. Informe que apenas os pedidos fechados e com pagamento aprovado até determinado dia chegarão no período esperado. Lembre-se que, quando se trata de uma data com alto valor emocional, qualquer imprevisto pode representar um grave ruído na relação entre cliente e marca. Monitore todo o seu processo de entrega de perto e assegure que os pedidos cheguem no prazo e nas condições acordadas.
8. Relacionamento e Fidelização
Momentos como o Dia dos Pais são oportunidades valiosas para conquistar novos clientes fiéis. Portanto, atenção redobrada ao seu relacionamento com o comprador. Destaque profissionais capacitados para responder rapidamente às dúvidas dos consumidores. Isso deve ser feito em todos os canais em que a empresa estiver disponível e refletirá na sua imagem e reputação.
Se o relacionamento for bem-sucedido, há grandes chances de que a marca ganhe novos embaixadores. Do contrário, é possível que os insatisfeitos virem detratores, contagiando, ainda, uma parcela potencial que poderia comprar da sua loja. Priorize a transparência, comunicando sobre cada etapa da compra e se responsabilize, caso haja algum imprevisto.
Busque mostrar as vantagens e benefícios que o consumidor tem com a sua loja. Recursos como descontos para as próximas compras, pontos em programas de fidelidade ou mesmo um brinde personalizado são muito bem-vindos. Aposte na criatividade e boas vendas.