/
/
7 passos para o empreendedorismo de impacto

7 passos para o empreendedorismo de impacto

Veja como empreender, ter lucro e, ao mesmo tempo, resolver um problema do mundo

Você já pensou em apostar no empreendedorismo social? Montar uma organização na qual o principal objetivo é resolver um dos problemas do mundo? Ou ainda, trabalhar com uma causa social ou ambiental para acelerar o processo de mudança e inspirar outras pessoas para ajudarem neste percurso?

Pois é, este é o trabalho do empreendedorismo social, que busca, por meio de sua organização, realizar atividades juntamente com outros públicos, como governo, empresa e sociedade civil organizada, para transformar uma realidade.

Segundo Bill Drayton, fundador da Ashoka, ONG internacional de empreendedores sociais, este profissional “aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, seja por enxergar um que ainda não é reconhecido pela sociedade ou por vê-lo por meio de uma perspectiva diferente”.

Não podemos deixar só os órgãos governamentais, organismos internacionais e algumas grandes empresas trabalharem nestes temas. Os empreendimentos sociais estão no mundo exatamente para catalisar este processo e, principalmente, desenvolver novos modelos de negócios e projetos pilotos que depois virarão políticas públicas.

Para isso, este artigo busca inspirar novos empreendedores sociais com 7 passos para iniciar um pensamento em desenvolver uma organização. Sei que estes passos são uma simplificação, mas o tom realmente é para mobilizar e inspirar empreendedores.

1. Problema do mundo

É muito importante que o empreendedor social entenda qual é o problema do mundo que ele tentará resolver, transformar, modificar ou mobilizar pessoas. Para isso, é necessário muito estudo, muita pesquisa para entender as causas e os efeitos que este problema possui. E, com isso, definir o ponto principal de mudança. Sendo realista e com dados quantitativos.

2. Causa

Com o problema definido, é agora a hora da construção da causa para que outras pessoas se engajem e que faça sentido para possíveis compradores e doadores do tema. A causa terá que ser algo compreensível para todos os públicos e será o grande chamariz da organização.

3. Público alvo

Um público principal deverá ser escolhido. E mais do que escolhido, muito bem pesquisado, nos seus mínimos detalhes. Seja ele o público beneficiário ou o público indireto que também será trabalhado pela organização. A mudança ou transformação neste público pode ser a principal causa da organização.

4. Lucrativo ou sem fins de lucro

A organização que o empreendedor social está montando poderá ser lucrativa ou não. Se for lucrativa, poderá ser uma empresa de impacto social que divide os lucros entre os sócios e acionistas ou ser uma empresa social que não divide os lucros e só os reinveste na própria organização. Ou ainda poderá ser uma organização sem fins de lucro, mais conhecida no Brasil como ONG ou Fundação. Ou até uma cooperativa com pessoas de baixa renda cujos lucros serão divididos entre os cooperados.

5. Modelo de negócio

Mesmo as organizações sem fins de lucros precisam desenvolver um modelo de negócios que literalmente paguem as contas. Sejam elas dos custos fixos, ou das despesas, ou ainda recursos para o projeto final que beneficie o público alvo. Este modelo de negócio para as empresas sociais é necessário
ter uma rentabilidade e boa alocação dos recursos. Além, óbvio, de ter muito bem desenvolvido como funcionará a organização para chegar ao seu objetivo final.

6. Engajamento e comunicação

O engajamento e a comunicação com todos os públicos envolvidos são fundamentais, seja ele o público interno (funcionários), o público atendido, os governos, a mídia, outras organizações sociais, os investidores etc. Muitas organizações, por exemplo, só conseguiram o sucesso graças ao engajamento
de todos pela causa.

7. Seja feliz

Se você “recebeu o chamado” para esta empreitada, precisa entender que não é um peso e sim uma oportunidade para ter um real sentido para a sua existência neste planeta. Portanto, seja feliz com esta nova caminhada que, com certeza, será muito mais árdua do que os caminhos tradicionais.
Porém, tenha certeza de que você deixará um legado para as próximas gerações.

Espero que com estes sete passos você tenha se inspirado para salvar algumas crianças, resolver um problema de saúde do mundo, incluir pessoas de baixa renda no consumo de um serviço elitizado, resgatar alguns animais em extinção, enfim, mudar o mundo! Se quiser aprender mais sobre o assunto,
busque informações na internet, assista a alguns filmes, participe de cursos e palestras, leia mais livros, enfim, inicie a transformação que você quer no mundo a partir daquele que você mais conhece ou deveria conhecer: VOCÊ!

*Marcus Nakagawa é sócio-diretor da iSetor, professor da graduação e MBA da ESPM, idealizador e presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]