Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 Dicas para começar a empreender, mesmo trabalhando

7 Dicas para começar a empreender, mesmo trabalhando

É possível abrir um negócio e manter o emprego? Marcelo de Elias, professor de Gestão de Pessoas da IBE-FGV, explica como empreender mesmo empregado

Com o aumento dos índices de desemprego e redução de renda, o empreendedorismo vem crescendo no Brasil. Os dados mais recentes do IBGE mostram que quase 12 milhões de brasileiros estão sem emprego. Uma das consequências disso é o aumento no número de novos negócios. De acordo com o Serasa Experian, o indicador de nascimento de empresas cresce a cada mês e registrou 1.020.740 novos CNPJs no País no primeiro semestre do ano. O recorde para o período, desde o início da série histórica.

Mas mesmo quem está empregado, tem pensado em abrir um novo negócio e faz malabarismos para iniciar o próprio negócio mesmo empregado. A jornada dupla se torna, então, cada vez mais comum. Para entender como é possível começar a jornada como empreendedor, mesmo trabalhando, a NOVAREJO conversou com Marcelo de Elias, professor de Gestão de Pessoas da IBE-FGV, e separou sete dicas do professor para quem quer apostar em um novo caminho.

1. Entenda sua essência
Empreender é um processo complexo e exige dedicação e motivação. Por isso o primeiro passo é conhecer a sua essência. É preciso ter identificação com o negócio. Escolha empreender em algo que tenha a ver com você e não siga uma moda. Não é porque um conhecido abriu uma pizzaria e está se dando bem, por exemplo, que você precisa seguir o mesmo caminho. Se o negócio não tiver a ver com a sua missão de vida, a chance de se tornar algo chato e dar errado, é grande. Sem contar a energia que você está gastando em algo que não gosta no seu tempo livre.

2. Avalie a sua capacidade
Antes de investir em um negócio avalie suas capacidades. É preciso ter o conhecimento e competências para desenvolver seu negócio. O que você sabe fazer? Para ajudar, caso falte alguma habilidade, procure aprender: faça cursos, procure instituições de apoio como o Sebrae, pesquise na internet por conta própria. Se prepare para lidar com todas as atividades que o empreendedorismo exige. Aproveite a internet para fazer cursos online. É possível se organizar para fazer isso durante o horário de almoço, por exemplo.

3. Tenha uma rede de contatos, networking
Pense em uma rede de pessoas que possam te ajudar. E, sim, aproveite o networking do trabalho para isso – mas com cuidado e fora do seu horário de expediente. Quem você conhece que pode te ajudar? As redes sociais podem ser suas primeiras ferramentas de marketing, para divulgar seu trabalho e conhecer pessoas interessantes para o que você precisa. Se aproxime de grupos de empreendedores, participe de associações na sua região, compareça a eventos que reúnem empreendedores, enfim, conhecer pessoas ajuda bastante em vários sentidos.

4. Analise seus recursos disponíveis e possibilidades
Você precisa analisar tudo que você tem e o que vai precisar para abrir seu negócio. E, como está trabalhando, isso inclui o seu tempo. Quais são as possibilidades de você conseguir o que precisa? Existem coisas essenciais para o funcionamento do negócio, mas não é necessário esperar ter os maiores e melhores recursos para começar. É aconselhável que se comece devagar. Pense grande, mas comece pequeno. Identifique quantas horas por dia para além do seu trabalho você tem disponível para se dedicar ao negócio. Planeje o que fará em cada hora desse tempo livre e cumpra esse planejamento.

5. Faça um plano de negócio
Tendo tudo isso em mente, monte um plano de negócio. Um documento rascunhando tudo o que você imagina para seu empreendimento. Por exemplo: que nome terá, qual público pretende atingir, em qual região, como será feito o marketing, quais serão os produtos/serviços oferecidos e precificação. Não basta só ter uma boa ideia, é preciso fazer com que sua ideia se transforme em um negócio estruturado. Não faça nada por impulso. Nesse planejamento inclua pequenas metas e defina em qual passo do seu negócio você deixará seu trabalho ou reduzirá a carga horária dele em prol do seu negócio.

6. Persevere
Os desafios vão surgir, mas não desista nas primeiras dificuldades. Podem surgir situações que fujam da rotina, mas não se apavore. Se o negócio faz sentido para você, se você se preparou para aquilo e se planejou bem, não tem motivos para desistir. Aproveite os erros para tirar boas lições. Como seu tempo é curto, evite desviar o horário que planejou para dedicar-se ao negócio.

7. Identifique o momento de escolher
O professor finaliza com uma dica essencial para quem está empregado, mas deseja começar a empreender. Continue no emprego, em um primeiro momento, até para minimizar os riscos, mas saiba avaliar o momento em que a escolha será inevitável. Quando perceber que o empreendimento novo está atingindo um nível de crescimento sustentável, está começando a dar resultado, será preciso escolher. Vai chegar uma hora que o empreendimento vai precisar de dedicação integral. “Não se engane, achando que depois que virar seu próprio patrão, o ritmo de trabalho vai diminuir. Pelo contrário, e tudo dependerá do seu esforço e dedicação”, afirma Elias.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]