Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 apps para ajudar quem precisa e quem quer doar sangue

7 apps para ajudar quem precisa e quem quer doar sangue

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um país tenha como doadores 3% a 5% da população. No Brasil, esse percentual não atinge 2%

Com o objetivo de mudar esse cenário, os alunos da graduação em Administração e Ciências Econômicas do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), em São Paulo, tiveram a chance de criar um projeto destinado a ajudar quem precisa da doação de sangue e quem está disposto a doar, mas não sabe como.

O aplicativo Blooder procura facilitar o processo de doação para o usuário e unificar os pedidos de pessoas ou terceiros que necessitam de sangue.  Disponível nas plataformas dos sistemas IOS e Android, o Blooder é gratuito e por enquanto, reúne informações dos bancos de sangue das regiões da Grande São Paulo e Rio de Janeiro.

Para utilizar o app, o usuário preenche um cadastro por meio do seu perfil no Facebook. Feito isso, o sistema direciona para a tela inicial com dois botões: ?receber? e ?doar?. No primeiro, o usuário pode fazer um pedido de doação, seja para ele ou para um terceiro. Para isso, basta informar o banco de sangue ao qual a doação deve ser dirigida, dados do paciente e contar uma breve história sobre o porquê da necessidade do sangue.

Ao clicar em ?doar?, abre-se um mapa com a localização atual do usuário e os bancos de sangue mais próximos. Ao selecionar um desses locais o doador tem acesso a um mural, que reúne todas as histórias e informações dos pacientes que necessitam de sangue. O usuário pode optar por fazer a doação de reposição para um paciente específico, ou doar genericamente para o banco de sangue.

O Blooder é também um movimento que tem como intuito incentivar a cultura da doação de sangue no país. ?Iniciamos esse trabalho focando nos jovens. Queremos tornar a doação de sangue algo ?descolado?, valorizado socialmente entre os brasileiros?, comenta André Beda, aluno do Insper e um dos fundadores do app. Para quem tem AppStore, baixe aqui, e Google Play aqui.

Mais apps

O aplicativo Eu curto doar, para iPhone e Android, disponibiliza uma área para quem estiver precisando de doadores realizarem um cadastro que, em seguida, será confirmado e o nome irá constar na relação dos que necessitam de sangue. O interessado pode divulgar nas suas redes sociais e fazer uma campanha para conseguir mais doadores.

A confirmação é um dia após ter inserido o nome na lista. É possível que interessados em doar encontrem alguém para beneficiar com a doação, após fazer um cadastro saberá onde pode doar.

O app Banco de Sangue é uma comunidade humanitária on-line. Útil para quem precisa de sangue solicitar para outras pessoas, encontrar endereços de Bancos de sangue e Hospitais. Útil também para doadores.

Baixe o app na AppleStore e se inscreva preenchendo os campos com nome, sobrenome, celular ou telefone fixo, Grupo Sanguíneo e país.

O Projeto Hemoliga foi idealizado e desenvolvido para interagir com o público em potencial para aumentar o número de doadores e a frequência dessas doações. O sistema foi criado em uma plataforma web, onde os hemocentros divulgam diariamente os níveis de seus estoques por tipo sanguíneo.

Recentemente também lançaram um aplicativo para ajudar na difícil tarefa de manter os estoques de sangue em quantidade suficiente. Com o aplicativo, o interessado poderá acompanhar o estoque atual dos hemocentros parceiros, solicitar campanha para doação, visualizar as campanhas em curso e muito mais.

O aplicativo Hemoliga, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, Manaus, (Hemoam) também é usado no Rio Grande do Norte, São Paulo, Barueri e Osasco. Está disponível para Android.

No app Doe Sangue Mobile a pessoa faz um cadastro, passa a ser doador de sangue da lista do aplicativo e será notificado sempre que um hemocentro da região onde ela mora precisar de sangue. App Store.

Quando um banco de sangue precisa de sangue, por exemplo, (O-) o sistema dispara um aviso a todos os cadastrados (O-) que estejam aptos a doar, respeitando o prazo entre doações, e avisa onde poderá fazer o procedimento.

O app DoaSangue também proporciona que as pessoas procure os hospitais mais próximos com um menor deslocamento. Com o aplicativo você pode pesquisar os hospitais mais próximos da sua localização atual e verificar informações importantes como telefone, e-mail e o local dentro do hospital que é feita a coleta. App Store.

Com informações dos portais CicloVivo e Plugbr.

Leia mais:
Cresce a procura por apps sobre consumo consciente
Cinco apps para ajudar na economia de combustível
4 apps que podem te ajudar a cuidar melhor das finanças
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]