A crise reforçou o Low Consumerism, no qual o consumidor passa a refletir sobre sua real necessidade de consumo, tanto por motivos financeiros como pela conservação do planeta.
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De acordo com o estudo A Crise Econômica e a Dinâmica das Compras da Família Brasileira, realizado pelo IBOPE Inteligência, o consumidor hoje encontra no próprio consumo sua maneira de protestar contra a crise e reage deixando, por exemplo, de comprar marcas com preços abusivos.
Marcia Akinaga, diretora de pesquisa qualitativa e inovação do IBOPE Inteligência, que coordenou o estudo, disse em nota que ?metodologias tradicionais já não atendem à complexidade do consumidor atual. Temos trabalhado em planejamentos que envolvem um mix metodológico e soluções híbridas para aprofundar o conhecimento?.
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Em outras palavras, abre-se um espaço para experimentação de novas marcas e consequentemente criação de novos vínculos. A pesquisa aponta seis conclusões que podem ajudá-las a enfrentar a crise. Veja a seguir quais são elas:
1. Reconheça o poder dos consumidores e deixe isso explícito para eles;
2. Valorize escolhas conscientes ou ponderadas e dê motivos/razões que justifiquem de algum modo essa escolha;
3. Transmita a ideia de solidez, da compra como investimento;
4. Customize para que consumidor possa escolher do jeito dele;
5. Resgate a noção de lazer, divertimento, momento de respiro, para esquecer da crise; 6. Adote um tom de transparência e parceria, não de paternalismo.
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