Os pagamentos móveis estão conquistando cada vez mais a aceitação entre os consumidores na América do Norte, Japão e em alguns países da Europa Ocidental. De acordo com o Instituto Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, a expectativa é que, até 2018, metade dos consumidores dos mercados maduros use smartphones ou tecnologias wearables para realizar pagamentos.
“A inovação em aplicativos, dispositivos e serviços móveis está impactando os modelos de negócios tradicionais, especialmente na maneira como as pessoas usam a tecnologia para a produtividade pessoal e o lazer. Os gerentes de produto precisam entender quem são os consumidores desses novos aparelhos e serviços, e como eles estão sendo usados. Conhecer o cliente é fundamental para aproveitar as oportunidades de consumo nesse setor dinâmico”, afirmou Amanda Sabia, Analista de Pesquisas do Gartner, em nota divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABAS).
Leia também:
Consumidores querem novos meios de pagamento
O Instituto também anunciou outras duas previsões para o segmento de tecnologias pessoais. A primeira é que, até 2018, 75% do conteúdo de TV será assistido por meio de serviços baseados em aplicativos – conforme os mercados maduros passam mais tempo assistindo TV com aplicativos, mais famílias começarão a pressionar as TVs por assinatura.
A segunda defemde que operadoras de TV paga terão que fornecer a funcionalidade baseada em aplicativo para o seu conteúdo, para que possam se manter competitivas em uma crescente cultura de visualização de TV via aplicativo.
Leia também:
A mágica do design: o pagamento desapareceu