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5 razões para o analytics no varejo físico

5 razões para o analytics no varejo físico

Saiba quais são as vantagens de levar para o mundo off-line as métricas que são monitoradas no on-line

Mensurar todas as operações foi, por muito tempo, uma das maiores vantagens do comércio eletrônico em relação ao varejo tradicional. No e-commerce tudo é passível de monitoramento: número de visitantes presentes no portal, quantidade de pedidos, abandono de carrinhos e até mesmo o alcance das ações de marketing. Entretanto, o avanço da tecnologia também trouxe inteligência para o varejo tradicional. Agora, varejistas presentes no ambiente off-line conseguem extrair diversas métricas para fazer análises e tomar decisões estratégicas assertivas.

Ter métricas para avaliar os consumidores e elaborar melhores estratégias para aumentar o fluxo, além da taxa de conversão, é fundamental. Por isso, listo abaixo cinco vantagens que o uso de métricas no varejo físico pode proporcionar:

Contagem de visitantes ? é a primeira etapa para incluir inteligência na operação de uma loja física. Existem no mercado equipamentos que monitoram com precisão o fluxo de visitantes de uma loja. Atualmente, é imprescindível para qualquer negócio saber quantas pessoas entram no estabelecimento.

Taxa de atratividade ? a divisão entre a quantidade de pessoas que realmente entraram no comércio e o número total das que passaram em frente indica a eficiência da vitrine e da fachada do empreendimento. Quanto maior esse índice for, melhor será o desempenho da loja.

Tempo de visitação ? depois de atrair os clientes, é preciso retê-lo na loja para aproveitar as promoções. O monitoramento constante mostra a permanência das pessoas na loja. Assim, é possível treinar vendedores para garantir que a visita se transforme em compra efetuada.

Definição de zonas quentes ? é possível realizar um mapa de calor do estabelecimento, indicando quais áreas são mais visitadas. Esta informação praticamente redefine o desenho da loja, colocando promoções literalmente no caminho do consumidor.

Taxa de conversão ? por fim, o lojista pode combinar o número de visitantes com o total de compras efetuadas para extrair a conversão do comércio e conferir se o número de vendas é semelhante ao índice de clientes que entraram no local.

Marcelo Tavares é CEO da FX Flow Intelligence

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