/
/
5 pontos aos quais as empresas devem estar atentas para lidar com a COVID-19, segundo a PwC

5 pontos aos quais as empresas devem estar atentas para lidar com a COVID-19, segundo a PwC

A partir da experiência que teve com surtos de Ebola, SARS, entre outras doenças, a empresa selecionou pontos essenciais para o enfrentamento da crise atual

Desde que a COVID-19, causada pelo novo corona vírus, foi declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o impacto da doença se tornou muito mais perceptível e assustador, envolvendo pessoas, famílias, comunidades e empresas.

Com isso, surgiram diferentes desafios. Muitos deles inéditos – como o de ficar 24/7 em um lugar fechado. Para as empresas, que reúnem, em muitos casos, milhares de pessoas, o cenário é ainda mais complexo. É por isso que consultorias, como a PwC, estão trabalhando em apoio às companhias, compartilhando a experiência de trabalhar com empresas, governos, reguladores, ONGs e organizações internacionais em todo o mundo para responder a alguns dos surtos de maior destaque – como Ebola, MERS, SARS e gripe aviária.

Assim, o Centro Global de Crises da PwC elencou cinco principais pontos de atenção para as empresas. Confira.

1. Planejamento de crises

De acordo a PwC, as empresas precisam ter uma capacidade de resposta a crises fortemente desenvolvida para garantir o gerenciamento eficiente de incidentes, visando minimizar os impactos negativos ligados ao tema; atender às prioridades do governo em matéria de manutenção e confiança; garantir a entrega contínua de infraestrutura nacional crítica.

2. Comunicação efetiva

O cuidado com a comunicação é essencial, especialmente diante de discordâncias e fake News que se multiplicam ao redor do mundo. Como reforça a PwC, a comunicação proativa para todos os grupos de partes interessadas, com base em informações factuais, é essencial para gerenciar a percepção pública do surto, minimizar as informações erradas e reduzir o pânico associado e, por consequência, o impacto negativo na economia e nos indivíduos.

3. Cuidados com os colaboradores

De acordo com a dimensão da empresa em questão, os desafios em relação à gestão de pessoas também muda. A PwC cita, por exemplo, a situação de organizações que enviaram, em caráter emergencial, funcionários para outros países. Isso sem contar aquelas que planejam colocar as linhas de produção em pausa devido a problemas na cadeia de suprimentos.

4. Cadeia de suprimentos

Como explica a PwC, nos casos em que há uma dependência de cadeias de suprimentos nas áreas afetadas, a rápida deterioração dos níveis de estoque está se tornando um risco significativo. Criam-se, então, alternativas de fornecimento. Naturalmente, a viabilidade futura dos negócios é uma preocupação percebida pela PwC.

5. Foco na informação

A partir da experiência obtida no trabalho com várias organizações durante os surtos de Ebola e MERS, a PwC percebeu que a falta de informações completas e precisas impedia que decisões precisas fossem tomadas com relação aos recursos necessários para controlar o surto e tratar indivíduos infectados. Capturar as informações corretas e verificar sua confiabilidade é vital, segundo a empresa.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]