Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 passos para sair das dívidas

5 passos para sair das dívidas

A hora da verdade chegou: sim, sua vida financeira está bagunçada e suas dívidas saíram do controle
 
Admitir é o primeiro passo para agir rumo a uma solução. Dito isso, é hora de colocar a mão na massa e começar a trajetória rumo a uma vida financeira saudável. Quer sair das dívidas? Siga o passo a passo abaixo montado pelo Guia do Bolso. 

1 ? Descubra o valor total devido

Contate todos os seus credores para saber o valor exato de suas dívidas acumuladas. Se tiver dúvidas, uma boa alternativa é recorrer a órgãos de proteção ao crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou o Serasa, para saber quais foram as empresas que pediram a inclusão do seu nome no cadastro de devedores.

Levante, ainda, outras dívidas, como condomínio e aluguel atrasados, além de valores emprestados de amigos e parentes. A hora de reverter essa situação é agora. Não deixe nada de fora deste levantamento;

Leia também: Repense seu consumo em tempos de crise 

2 ? Mapeie seu orçamento mensal

Depois de ter calculado o valor exato de todas as suas dívidas é preciso mapear todos os seus gastos mensais para saber quanto dinheiro você terá disponível para renegociar as parcelas das dívidas sem comprometer seus gastos essenciais (alimentação, saúde e transporte).
Uma ferramenta que pode ajudar nesse processo é o Guia Bolso, que puxa e categoriza automaticamente todos os seus gastos feitos no cartão de débito e crédito. Além disso, ele oferece gráficos que o ajudarão a entender para onde foi cada real que você gastou no mês. Assim, fica muito mais fácil identificar onde é possível gastar menos para, enfim, sair das dívidas;

3 ? Reorganize seus gastos mensais

Depois de mapear todos os seus gastos mensais, é hora de criar metas de gastos para reorganizar suas despesas. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é aplicando a regra dos 50-15-35. Funciona assim:

Leia também: As 4 melhores planilhas para controlar seu orçamento

 ? 50% da renda mensal é destinada para gastos essenciais como por contas da casa (luz, gás, telefone), transporte, alimentação, educação e saúde;

? 15% para prioridades financeiras: no caso, sua grande prioridade financeira neste momento é quitar suas dívidas. Em seguida, os próximos passos, em ordem de prioridade, devem ser: criar uma reserva de emergência, fazer um plano de previdência e investir no longo prazo;

? Os 35% restantes devem ser destinados à manutenção do seu estilo de vida, que abrange todas as atividades do seu cotidiano que deixam sua vida mais leve, como cinema, academia e jantar fora. Vale lembrar que esta é a categoria que possui maior potencial de corte de gastos, caso você precise reservar mais de 15% da sua renda para renegociar suas dívidas;

4 ? Renegocie suas dívidas

Agora que você já mapeou seu orçamento e reduziu gastos, já é capaz de identificar quanto da sua renda pode ser direcionado para pagar as dívidas. Por isso, em vez de aceitar a primeira oferta dos credores, faça uma contraproposta: para pagamento à vista, negocie um bom desconto nos juros e para pagamento a prazo, proponha parcelas que caibam no seu orçamento.

Leia também: Poupança: dicas para economizar

Caso não haja acordo com a instituição financeira, uma boa opção é pegar dinheiro emprestado com algum amigo ou familiar. Dessa forma, você consegue quitar a dívida à vista com desconto e refinanciá-la a juros menores com as pessoas mais próximas;

5  ? Construa uma reserva de emergência

Com suas dívidas sob controle, é hora de começar a poupar parte da renda para construir uma reserva de emergência. Esse colchão é fundamental para nos prevenir das adversidades da vida, para que não precisemos entrar no cheque especial cada vez que formos surpreendidos por uma multa, despesa médica inesperada ou mesmo naqueles meses em que gastamos um pouco a mais no cartão de crédito.
 
Fonte: Guia Bolso
 
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]