Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 passos para criar o próprio emprego (em vez de procurar por um)

5 passos para criar o próprio emprego (em vez de procurar por um)

Especialista ensina os passos para empreender e criar o próprio trabalho

Criadora da campanha #CrieSeuEmprego, Camila Porto é hoje uma das maiores especialistas em marketing na internet, tendo desenvolvido sua própria carreira como empreendedora. Ao dar-se conta de que criou seu emprego, em vez de seguir um que fosse tradicional, Camila decidiu utilizar suas redes sociais, onde é acompanhada por mais de 160 mil pessoas, para inspirar profissionais a desenvolverem carreiras com aquilo que amam fazer.“Quero ajudar as pessoas a pensarem diferente”, explica.

Considerando o atual momento da economia, a especialista decidiu listar os cinco passos principais que devem ser dados para criar um emprego e desbravar novos mares que a crise não alcança.

1- Inove e seja otimista
A iniciativa #CrieSeuEmprego é otimista em seu cerne, já que busca ajudar as pessoas a fazerem aquilo que gostam e serem pagas para isso. “Levando em consideração o histórico das relações entre empresa e funcionário nas últimas décadas, vemos que é necessário ser otimista para buscar a oportunidade de fazer criar uma carreira que não existe”, destaca Camila. Para isso, segundo a empreendedora, é necessário inovar, especialmente por meio das tecnologias e da internet.

2- Tenha um plano (e um plano B)
Cada pessoa tem sua realidade e é importante respeitá-la, levando em consideração todas as circunstâncias na qual um determinado negócio está começando. Por isso, Camila ressalta que é preciso planejar muito bem a nova empreitada, determinando os limites aos quais se está disposto a chegar, evitando arriscar mais que o necessário. “Tenha um plano B e se prepare para um novo desafio, pois largar tudo sem um plano ou sem algumas garantias nem sempre dá certo”, ensina. A especialista sugere que todo novo empreendedor guarde alguma quantia de dinheiro para ter tranquilidade. Por fim, Camila garante que é preciso gostar daquilo que vai ser feito. “Comece algo que você realmente goste de fazer, caso contrário você não vai ganhar dinheiro ou voltará a se frustrar com sua vida”.

3- Use a tecnologia
A especialista ressalta que nem todo emprego que está sendo criado, mesmo que seja inovador, precisa estar intimamente relacionado à tecnologia, mas precisa usá-la de alguma forma. “Qualquer um pode inovar, seja quem vende pipoca gourmet ou quem desenvolve um aplicativo”, destaca. Mas alerta que usar a tecnologia e a internet é cada vez mais fundamental independentemente do tipo de negócio.

4- Tenha espírito empreendedor
Criar algo novo exige espírito empreendedor. “Empreender é uma atitude, um estilo de vida. Ter um CNPJ não te torna empreendedor”, alerta a profissional de marketing digital. Ela reforça que existem muitos empreendedores que são, na verdade, funcionários, bem como muitos funcionários que são verdadeiros empreendedores. “Para ser empreendedor é preciso ter certas habilidades, como aceitação do risco, determinação, liderança, visão, coragem e competência”.  Camila lembra que estas competências podem ser desenvolvidas ao longo da carreira, ou em forma de treinamentos.

5- Dedique-se totalmente
Por fim, a especialista em marketing para Facebook destaca que nenhum tipo de resultado chega facilmente. “É claro que para se destacar é preciso se dedicar”. Segundo Camila Porto, devotar-se integralmente ao emprego criado  é fundamental para atingir o sucesso. “A habilidade especial que está em falta hoje é vontade e mão na massa”, conclui a profissional, que se tornou inspiração para outros empreendedores que buscam criar as oportunidades que não encontram no mercado.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]