O portal NOVAREJO esteve no primeiro dia da APAS Show 2019 e apresenta os destaques do evento focados na otimização dos processos do varejo, desde produtos inovadores até tecnologias de segurança, passando por transporte de valores, otimização do fluxo de caixa e agilização de pagamentos.
Confira:
1. Super caixa-eletrônico
A TecBan, empresa que tem entre seus acionistas os cinco maiores bancos do Brasil (Caixa, Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil) e opera as máquinas de saque 24Horas, está lançando para o varejo o caixa-eletrônico que permite ao dono do estabelecimento fazer depósitos no equipamento. O dinheiro depositado, depois de creditado na conta do varejista, pode ser sacado pelo cliente final. A ideia da TecBan é ter um caixa eletrônico com rápido giro e reduzir os custos de transporte inerentes ao processo sempre arriscado de retirar o dinheiro dos estabelecimentos e levar para custódia.
Cerca de 300 máquinas de saque estão sendo operadas em projeto piloto e, com a abertura para o varejo, a TecBan espera chegar a 1.500 unidades até o fim do ano.
2. Coca-Cola com QR Code
Preocupada em acompanhar as novas soluções em meios de pagamento digitais, que abrem mão de dinheiro e cartão, a Coca-Cola está apostando na modernização das suas máquinas de autosserviço, permitindo ao consumidor escanear o QR Code da máquina com seu smartphone e realizar a compra do produto sem pegar a carteira.
3. Ovo para além de mera commodity
Os ovos também estão ganhando espaço na gourmetização. Na onda do consumo dos itens veganos e orgânicos, a Mantiqueira, que havia lançado o serviço de ovos por assinatura, lança seu “ovo vegano”, feito de amido de ervilha em pó. A empresa tem também um shake de proteína de ovo para atletas de todo tipo para rivalizar com o Whey Protein. O ovo para ser dissolvido na água é composto de 98% clara e 2% cacau.
4. Cofre que agiliza o fluxo de caixa
A Brinks é famosa por segurança de patrimônio privado e transporte de valores. Mas, atenta ao movimento dos meios de pagamento e às necessidades do varejo, a empresa aposta na utilização de seus cofres inteligentes para agilizar o fluxo de caixa. O produto permite fazer a contagem de mil notas por minuto e depositar os valores na conta do lojista antes do fim do expediente. Além disso, a solução pode ser integrado ao PDV para contabilizar o dinheiro em papel-moeda disponível na frente de caixa.
5. Supermercado que vira fast food
Depois do sucesso da rede chinesa Hema na NRF deste ano, com a proposta de venda ágil de refeições no supermercado, o segmento de alimentos do varejo no Brasil está procurando maneiras de personalizar seus serviços e agilizar as compras desse tipo de produto. Uma das soluções é a apresentada pela Delpak, fabricante de embalagens a vácuo que permite aos varejistas venderem refeições para que o cliente final consuma em sua própria casa em até 1 dia.