Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 Fatos sobre a Black Friday que você precisa saber e o Google conta

5 Fatos sobre a Black Friday que você precisa saber e o Google conta

A gigante de tecnologia estima um crescimento de 20% no faturamento da Black Friday. Veja o que é importante saber sobre a data

A Black Friday já entrou para o calendário de compras do consumidor e isso dificilmente tem volta. “A imagem de Black Fraude ficou para trás”, afirma Carol Rocha, gerente de Insights do Google. Ela apresentou pesquisa da
gigante de tecnologia sobre a data e mostrou que o período de promoções tem se consolidado no País.
Essa confiança maior na data pode ser vista em números. De acordo com o Google, 55% dos consumidores pesquisados consideram a data positiva e apenas 8% relacionam a data a palavras negativas.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
No ano passado, a Black Friday registrou um faturamento de R$ 1,9 bilhão. A estimativa que esse número cresça neste ano em 20%, para em torno de R$ 2,2 bilhões, segundo os dados do Google.
O interesse maior das pessoas pela data é o que tem impulsionado o crescimento. As buscas sobre quando é o evento no Google cresceram 46% nos primeiros sete meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, a intenção de compra na data cresceu: considerando os consumidores pesquisados, 68% pretendem comprar algo na Black Friday, contra 61%. Mas as oportunidades são ainda maiores, uma vez que apenas 2% deram a certa de que não vão comprar nada. “É uma data que gera expectativa e para conseguir chamar a atenção do consumidor é preciso firmar na cabeça dele três pontos: preço, condição e experiência”, afirma a executiva.
Outro fator associado ao crescimento das vendas na data é a ampliação das categorias pesquisadas: são mais pessoas comprando mais coisas – o que gera oportunidades para varejistas de todos os portes, principalmente na internet. Na sexta-feira promocional de 2016, os grandes sites cresceram 134%. Contudo, os sites menores registraram um crescimento de 161%.
“Muitas marcas podem crescer e podem crescer de maneira agressiva e isso acontece para diversos setores, como turismo, automotivo. Durante esse período, tudo se aquece. O consumidor já entende que existem várias possibilidades de negócios interessantes durante o período”, afirma Carol.

O que você precisa saber

Para aproveitar as oportunidades da Black Friday, a pesquisa do Google concluiu que existem algumas verdades sobre a data que você precisa saber.

1. A data já está na cabeça do brasileiro

Segundo os dados da pesquisa, 71% dos pesquisados já comprou alguma vez na Black Friday. Para este ano, estima-se que 370 mil pessoas vão comprar online pela primeira vez justamente na Black Friday. O número de consumidores que disseram que certamente comprarão na data passou de 20% em 2016 para 33% agora.

2. A Black Friday está crescendo para todo mundo

Agora, varejistas online, de pequeno e grande porte, e físicos participam da data. Em 2012, a Black Friday contava com a participação de 100 lojas de e-commerce e 22 mil lojas físicas. No ano passado, mais de mil e-commerces
participaram da data e mais de 43 mil lojas físicas também.
E os segmentos são os mais diversos. Para se ter uma ideia, as buscas por itens como carrinho de bebê no período crescem 106%. Há quem busque ofertas para Whisky e até pneus – as buscas desses itens crescem 166% e 155% no
período promocional.

3. Black week, Black month

A Black Friday deixou de acontecer apenas na sexta-feira. Ela está ampliada e há quem promova um mês inteiro de promoções. No ano passado, 60% do faturamento da data se concentrou no período entre quinta e sexta-feira.  Contudo, 16% das vendas ocorreram entre segunda e quinta-feira. E outros 5% aconteceram entre sábado e segunda-feira. Isso mostra a extensão da data.

4. Não é só preço que conta

Outro ponto importante sobre a data que pode gerar oportunidades para o varejo é o que motiva os consumidores a comprarem em uma loja e não em outra. Evidente, preço conta, mas para apenas 49% dos pesquisados.
A pesquisa mostra que a confiança na loja e na marca também tem peso para 27% e 13% dos pesquisados, respectivamente. Frete (5%), Pagamento parcelado (3%) e Tempo de entrega (2%) também pesam para a escolha dos consumidores.

5. O varejo físico também participa

Já tem algum tempo que a Black Friday saiu da internet e foi para o varejo de rua. E essa tendência se consolidará ainda mais neste ano. As vendas das lojas físicas aumentaram 11% na sexta-feira promocional de 2016 em relação a uma sexta-feira comum.
O que o Google percebeu é que as buscas pelas promoções da Black Friday acontecem na internet, mas vão para as lojas físicas. Se beneficia as redes que contam com a integração de canais, como um serviço de comprar pela internet e retirar o produto na loja.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]