/
/
5 Fatos que negam o “apocalipse” do varejo físico

5 Fatos que negam o “apocalipse” do varejo físico

Há alguns anos, o apocalipse varejista é profetizado para o momento em que a tecnologia se tornar onipresente; o que se observa no mundo é o contrário

Os dias de congresso da NRF 2018, com os grandes nomes da inovação e do varejo americanos numa Nova York gelada, apontam que a chance de 2018 ser marcado como o ano do apocalipse varejista é o mesmo de ver nascer um sol tropical sobre o rio Hudson nesta época do ano.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Os congressistas apontam para um futuro promissor do varejo para os próximos anos impulsionado pela tecnologia, apontada como o leviatã do mercado por alguns. Confira cinco afirmações que embasam o apocalipse varejista e como elas são refutadas uma a uma.

1. A queda nas vendas é a prova cabal

O varejo cresceu cerca de 4% na América do Norte em 2017. Os varejistas americanos geraram 7,9 bilhões de dólares em vendas on-line na Black Friday e no Dia de Ação de Graças, um aumento de cerca de 18% em relação ao ano anterior. Acontece uma escalada de compras digitais cada vez mais vertical.

2. Os celulares não são tão relevantes em relação a vendas

É possível afirmar que o celular seja a força motriz das vendas no futuro, dispensando qualquer outro tipo de aparelho.  O grande obstáculo, por enquanto, é o de converter tráfego em vendas. Se 60% do tráfego web vem dos celulares, apenas 30% das conversão são registradas nesse tipo de aparelho. O desafio está em criar aplicativos e experiências eficazes em conversão. As vendas por assistentes de voz vão crescer exponencialmente até 2020.

3. Quanto do crescimento é da Amazon?

Quando fala-se em crescimento do varejo pergunta-se (não sem motivo) “quanto disso é Amazon”? A empresa foi responsável por 44% das vendas do varejo on-line americano em 2017. Em escala global, porém, a gigante americana é uma fatia de 100 bilhões de dólares em um bolo de 4 trilhões de dólares.

A expectativa é de crescimento dos varejistas menores, que ainda estão engatinhando no mercado on-line. As marcas ainda sofrem muito quando precisam conciliar escala e personalização. Apenas 5% dos varejistas chegaram ao patamar mais alto de personalização, segundo classificação da IDC Retail Insight, que separa os varejistas por capacidade de personalização. O espaço para desenvolver-se é imenso.

4. As lojas físicas morrem

Dos 174 milhões de pessoas que gastaram durante o feriado de cinco dias do Dia de Ação de Graças, o comprador de omnichannel gastou, na média, 82 dólares a mais que um consumidor exclusivamente on-line. Em comparação aos consumidores exclusivos de lojas físicas, o gasto foi de 49 dólares a mais. As lojas físicas são fundamentais principalmente na etapa final da compra.

As vendas omnichannel acabam, ainda, suprindo falhas de sistemas que o mercado estritamente on-line ainda comete. A evolução tecnológica e dos processos permitirá ainda o casamento cada vez mais perfeito de dados on-line com dados das lojas físicas.

5. A ciência de dados não está acessível a todos

Isso é verdade. Mas o grande problema do varejo hoje não está na tecnologia, mas em ofertar produtos realmente interessantes ao consumidor. Em relação a isso, a ciência de dados é ainda pouco importante. Uma vez entendida a importância do valor de um produto, a ciência dos dados se torna realmente poderosa.

Com Informações da Diginomica

Leia também:

É assim que você vai fazer compras em 2020 – e será divertido!

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]