Você sabe se comunicar bem com a nova geração?
Enquanto a geração X, que criou a Internet, chega à meia idade, a geração do milênio veio para transformá-la num meio social. Agora a geração Z encontra na rede um meio de consumo e também fonte de renda.
De acordo com Nathalie Mérand, gerente de marketing da Genesys, ainda é muito cedo para fazer previsões quanto a experiência ideal para esta nova geração de consumidores, que já representa 32% da população brasileira. Por outro lado, ela afirma em nota que existem algumas dicas que podem catalisar a comunicação com essas pessoas que adoram zapear, nunca viram uma máquina de fax e criam vídeos de seis segundos. Descubra a seguir quais são elas!
1. Desligue o telefone
Levando em conta que mais da metade (73%) dos nascidos entre 1995 e 2010 se conecta à internet assim que acordam, vai ser mais fácil encontrá-los nas redes sociais, chat ou mensagens de texto. Os principais canais de consumo da geração Z, como o YouTube e Snapchat, ou seja, não tem nada a ver com números de telefone, mas sim com uma conta on-line. Estudo recentes sugerem, por outro lado, que 53% da geração Z prefere interações presenciais a digitais, o que é uma excelente notícia para lojas de varejo físicas.
2. Deixe que eles resolvam sozinhos
Não é por acaso que o Twitter possui 12 seções de dúvidas frequentes divididas por tópicos. As empresas que se comunicam melhor com eles são as que permitem que o usuário procure pela solução do seu problema. Por serem mais autoditadas, os membros da geração Z estão acostumados a buscar o que precisam no Google e na Wikipedia. Vale a pena abrir fóruns de discussão para que os usuários possam inclusive ajudar uns aos outros publicando vídeos no YouTube, um canal usado por 93% dos Zes.
3. Procure falar mais rápido
Embora apresentem menor tempo de atenção, a geração Z consegue processar informações com maior velocidade, já que são nativos do universo digital desde muito jovens. Com vídeos de apenas dez segundos, uma das plataformas favoritas desta geração construiu sua reputação: o Snapchat. Algumas lojas já utilizam o aplicativo para promover promoções relâmpago, por exemplo.
4. Facebook não é o melhor canal
Segundo Nathalie, por ter sido fundado em 2007, o Facebook surgiu numa época em que os jovens da geração Z estavam no ensino fundamental. Portanto, ela defende que enquanto os irmãos mais velhos continuam postando fotos de encontros com colegas de faculdade, estes jovens estão seguindo em frente e utilizando outros canais. Apesar do acesso a plataformas ‘mais antigas’ ser mais baixo entre os membros da geração Z, (65% para o Facebook e 27% para o Twitter), ainda assim, eles checam estas redes sociais ao menos uma vez por semana.
5. Ouça: eles vão lhe dizer tudo
A geração Z não compartilha somente ?selfie?, mas também publicam suas preocupações e demandas. Este espectro engloba desde revelações particulares, como sexualidade e distúrbios de personalidade, até o engajamento com marcas através de vídeos de cinco segundos. São indivíduos mais abertos sobre quem são, o que gostam e quais são suas preferências. E estes hábitos deverão evoluir até transformar os call centers tradicionais, embora hoje os ?0800? sejam uma exigência legal para as empresas brasileiras.