Quando vemos resultados de grandes varejos como Renner e Raia Drogasil, nos perguntamos: como é possível conseguir lucrar mesmo em cenário adverso? Para Anderson Ozawa, diretor de Prevenção de Perdas e Gestão de Varejo do Grupo Boucinhas, não há sorte nos negócios, mas sim disciplina.
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?Há cinco anos elas olharam para dentro em busca de oportunidades e se fortaleceram para isso. Não há segredo, e sim o caminho para a profissionalização. O varejo brasileiro esta passando por um processo de profissionalização que está nos levando a enxergar que a produtividade é o DNA do negocio, e não algo que deve ser observado apenas quando as coisas estão ruins e uma coisa de comercio para varejo?, declarou ele durante a Feira e Congresso Internacionais de Automação para o Comércio 2016 (Autocom), organizada pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC).
Segundo o executivo, sem fazer o básico não adianta buscar o avançado. Confira a seguir as dicas para tornar seu negócio sustentável e evoluir de comercio para varejo que Ozawa compartilhou durante o evento:
1) Mantenha um abastecimento inteligente: Para proporcionar o produto que o consumidor deseja na hora que ele precisa é necessário comprar e manter a quantidade certa para atendê-lo sem ter prejuízos. Hoje é possível investir em algoritmos integrados a CRM capazes de estipular este número com base no perfil de consumo do público de uma loja específica. O índice de ruptura no varejo já alcança 12%, segundo um estudo divulgado pela Nielsen, o que significa que de cada 100 produtos anunciados, 12 não estão no ponto de venda.
2) Foque em vendas qualificadas: Uma boa gestão envolve saber exatamente o que sai e o que não sai. Quantos supermercados verificam os produtos de carrinhos abandonados por consumidores em supermercados? Antigamente a indústria comandava, agora é o consumidor quem dita o que está na gôndola.
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3) Conheça melhor o seu cliente: O perfil completo do consumidor envolve variáveis praticamente infindáveis, e incluem faixa etária, datas e horários de visita, classe social e muito mais. Do equilíbrio do estoque ao e-mail marketing, se você conhece o cliente, você simplesmente sabe o que ele quer.
4) Capriche na experiência de compra:De que maneira a sua loja interage com o público? A Internet das Coisas (IoT) promete revolucionar a jornada de consumo do cliente por proporcionar controle sem precedentes na interação. Com a tecnologia é possível identificar, por exemplo, quem é e quais são as preferências daquele consumidor que acabou de entrar na loja, bem como ajustar a iluminação e criar um ambiente agradável em consonância com esses indicadores.
5) Mantenha seus colaboradores motivados: Neste momento de prevenção contra perdas e mercado em declínio, é imprescindível manter os colaboradores envolvidos com sua operação. Além do alinhamento na contratação, os gestores devem envolver os funcionários de modo que eles participem dos negócios. Campanhas lúdicas de incentivo fazem as pessoas se sentirem menos um número no crachá e mais responsáveis pela empresa.
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