O varejo encerrou o primeiro semestre com uma queda de 8,3% nas vendas, segundo a Serasa Experian. Com esse resultado, as expectativas em cima do desempenho de vendas para o Dia dos Pais é grande, tanto no varejo físico como no online.
Contudo, diferente das vendas das lojas físicas, o e-commerce tem conseguido apresentar resultados positivos nas vendas online. Segundo o E-bit, a expectativa é que a movimentação do varejo neste ano seja 8% maior do que em 2015, atingindo R$ 44 bilhões.
Para conseguir atingir este número nas vendas online, as datas comemorativas se fazem importantes. No Dia das Mães, o movimento online foi 8% maior do que em 2015. Para repetir o mesmo ritmo no Dia dos Pais, especialistas da Serasa Experian Marketing Services listam cinco práticas para uma campanha bem-sucedida para alcançar o público de forma assertiva e aumentar a possibilidade de converter a mensagem em lead e em venda. Confira:
1. Segmente e personalize
O cliente quer customização na hora de receber um e-mail marketing. Então jamais erre o nome dele. Além disso, cuidado para não oferecer produtos inadequados para aquele consumidor. De acordo com um levantamento da Serasa Experian Marketing Services, as chances de conversão em vendas online a partir de um e-mail marketing aumentam 26% quando o cliente vê seu nome já no título da mensagem.
2. Política de preço
Fator extremamente preponderante para a decisão de compras, especialmente em momento de retração como o que vivemos hoje, o e-commerce precisa focar no valor do produto para ter sucesso no Dia dos Pais. Com uma solução de precificação inteligente é possível monitorar a concorrência e ter insights sobre as melhores oportunidades de subir ou baixar os preços.
3. Conecte-se às redes sociais
Os botões de compartilhamento e likes podem aumentar a taxa de cliques nas ofertas enviadas por e-mail em relação às mensagens que não possuem. Pode parecer uma dica óbvia, mas deve ser sempre levada em conta no momento de criar uma nova peça para e-mail marketing.
4. Marketing digital
Não basta apenas montar uma boa estratégia de preço, tecnologia de ponta e canais de atendimento. Para aumentar as vendas online, é preciso trazer o cliente para dentro de casa. Invista em posicionamento, SEO, links patrocinados, redes sociais e e-mail marketing e aumente a chance de sucesso de vendas.
5. Colha os resultados
Acompanhe e mantenha por perto os clientes por meio de um bom trabalho de pesquisa, análise do comportamento de consumo e mensuração dos resultados. Esse processo permite a continuidade de um relacionamento proveitoso para ambas as partes. Considerar cada cliente como único ajudará a mantê-lo fiel e poupa esforços para reconquistá-lo quando algo dá errado.