Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 dicas de viagem para um diabético: saúde alinhada com prazer

5 dicas de viagem para um diabético: saúde alinhada com prazer

Marina Barros, autora do blog Diabética Tipo Ruim, dá dicas de viajar com prazer, sem se incomodar com as restrições da diabetes

A vida é cruel: quem gosta de doces e sofre de diabetes concorda. Não à toa, esse diagnóstico assusta muitos cidadãos, principalmente por causa das restrições alimentares. Alguns ficam tão receosos com o quadro clínico que chegam a ter medo de sair de casa para viajar – atitude que pode diminuir significativamente a qualidade de vida do cidadão.

A fim de ajudar o leitor a curtir o merecido período de descanso com mais tranquilidade, a blogueira diabética Marina Barros, listou cinco dicas importantes para quem tem diabetes e pretende viajar. “Já viajei muito pelo mundo afora sem a menor noção dos problemas que eu poderia enfrentar mas, com o passar dos anos e as carimbadas no meu passaporte, fui tomando mais consciência dos cuidados básicos que é preciso ter durante uma viagem, principalmente as internacionais”, comenta.

Confira as dicas.

1. Observe sua glicemia, sempre!

Sair de férias e viajar não significa, em hipótese alguma, que o portador tem que se desligar completamente dos cuidados com a doença. Observar a glicemia, especialmente se você tem diabetes tipo 1, deve fazer parte de sua rotina. Por esse motivo, esteja atento à esse fator logo antes de sair de casa, para não correr o risco de ser pego por uma hipoglicemia inesperada. Essa atenção deve ser redobrada se você for dirigir por longos períodos. “Geralmente eu faço sempre os mesmos passos, porque nesses 16 anos de DM eu já passei alguns perrengues que não desejo passar novamente”, explica.

2. Monte seu kit de “sobrevivência”

Faça o teste de glicemia em um intervalo de três ou quatro horas, aplicando insulina ou se alimentando, caso seja necessário recuperar algum quadro de hiper ou hipoglicemia. “Aprendi a lição e hoje não saio de casa sem o meu kit de sobrevivência. Eu sempre levo meus insumos da bomba para passar, no mínimo, o dobro do tempo em que eu vou ficar viajando e também um kit básico para uma hipo como bolachas, achocolatados e balas”, conta. A importância de montar um kit com seus insumos e doces para a hipo, pode tornar uma experiência ruim em algo normal. “Certa vez, fiquei presa por várias horas em Machu Picchu, no Peru, dentro de um trem que descarrilou no meio da montanha. Por sorte, eu tinha na mochila alimentos e insumos, o que me deixou muito tranquila durante todo o processo. Se não fosse o meu kit, o que era apenas uma aventura entre amigas, poderia ter tido um final meio trágico”, relembra.

3. Se for viajar para o exterior, leve suas receitas e orientações transcritas em inglês

Fazer uma viagem internacional pode ser um desafio para quem tem alguma doença crônica, pois, no caso de alguma urgência, fica difícil explicar o que você está sentindo ou quais são as doses da sua medicação. Para evitar maiores problemas, peça ao seu médico que faça uma receita com os seus medicamentos, dosagens e qualquer outra orientação que ele julgue necessário, e se possível, em inglês. Dessa maneira, você poderá viajar tranquilamente, pois terá sempre em mãos as suas dosagens em casos de emergências médicas.
É de grande valia usar uma pulseira de identificação com seu nome e um telefone para emergências, principalmente se estiver viajando sozinho.

4. Lembre-se de levar a receita da insulina com você

Os fracos de insulina e suas agulhas ou seringas devem sempre estar à mão. Nas viagens de avião, para que elas possam passar pelo Raio-X na sua mala de mão, é preciso que você carregue consigo uma receita médica para justificar a necessidade dessa medicação. Jamais despache esses itens, pois você não sabe quando sua mala será extraviada e perder seus insumos não é nada legal. Nas viagens internacionais a receita deve estar traduzida para o inglês, assim as autoridades de outros países ficarão cientes de que se trata de medicamentos. “Para passar no Raio-X do aeroporto no Brasil não tive problemas. Normalmente, antes de passar eu já aviso que uso uma bomba de insulina. Algumas vezes não apita e eu passo na boa, sem ao menos passar pela revista policial. Já algumas vezes o detector de metais apita e eu simplesmente mostro o dispositivo (bomba de insulina) e passo pela revista humana. Dentro da mochila eu sempre levo: uma seringa, um refil da Novorapid (caneta aplicadora de insulina), um cateter, um reservatório, um medidor, um Toddynho, um pacote de bolacha doce e remédios para dores de cabeça e nas pernas”, acrescenta.

5. No avião, movimente-se bastante e beba água

Uma das características da doença é a forte dor nas pernas, causada pela má circulação sanguínea. Durante viagens longas, especialmente de avião, procure levantar constantemente e fazer algumas caminhadas, além de beber bastante água para evitar complicações circulatórias. “Eu sempre uso meias de compressão, mesmo para viagens curtas dentro do Brasil. Conversei com médico sobre isso, e ele me receitou o uso das meias que me aliviaram bem a sensação de inchaço”, finaliza a blogueira.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]