/
/
5 aplicações da Inteligência Artificial à estratégia de marketing

5 aplicações da Inteligência Artificial à estratégia de marketing

A Konecta, companhia especializada em soluções de Customer Experience, analisou 5 pontos em marketing, onde a Inteligência Artificial está impulsionando essa área. Confira!

A Inteligência Artificial (IA) tem múltiplas aplicações. Se pensarmos na sua capacidade de automatizar processos e recolher informação ela é fundamental hoje para a área de marketing das empresas. Desde o nível criativo, processual e analítico ela pode elevar capacidades e ganhos.

A Konecta, especializada em soluções de Customer Experience, recentemente abordou o tema de IA para o Marketing trazendo 5 grandes pilares para uma estratégia de sucesso em marketing com a aplicação dessa tecnologia. Vamos a elas:

1. Dados e comportamentos

Básico, e cada vez mais essencial. Graças a tecnologias integradas no ecossistema da Inteligência Artificial, tais como Big Data e Machine Learning, é possível hoje obter uma multiplicidade de dados sobre clientes. Isto permite às empresas personalizar as suas ofertas e serviços, antecipar as necessidades desses clientes com mensagens personalizadas e, claro, aumentar o ROI da área.

Ainda sobre dados e comportamentos, o CRM e a análise preditiva também são pontos muito importantes para o marketing. Sua gestão permite o agrupamento e o compartilhamento de conhecimentos dos clientes entre diferentes áreas da empresa. Com o avanço da IA, vemos que essa análise, essa micro-segmentação – importantes para o marketing – poderão atingir um grau de desenvolvimento ainda maior.

Hoje, percebemos que buscadores na internet já estão cada vez mais inteligentes sobre as palavras que escrevemos em seus campos de busca. Agora, imagine isto aplicado à compreensão de qualquer outro domínio comportamental do utilizador por meio da captura de diferentes dados através de tecnologias baseada em Inteligência Artificial?

2. Chatbots

Fato: os chatbots estão cada vez mais presentes em nossas vidas. De websites a aplicativos até redes sociais. O mais famoso no momento é o ChatGPT. Embora nos próximos anos vejamos uma melhoria qualitativa na comunicação das Inteligências Artificiais com os humanos, a Konecta avalia que é essencial compreender que em muitas ocasiões a assistência humana será absolutamente necessária no atendimento ao cliente.

A rapidez no processo é também necessária. E sem dúvida, nesse quesito, a Inteligência Artificial poderá encurtar distâncias dentro da jornada do cliente com um atendimento robotizado, ou que o leve até um atendimento humano quando necessário.

‍3. Geração de conteúdo com IA

‍Esta é talvez uma das características em IA mais controversas dos últimos tempos. Usando Processamento de Linguagem Natural (PNL), estes novos modelos de IA são capazes de gerar conteúdo de uma forma muito semelhante à que um humano faria.

Novamente o modelo de linguagem GPT-3 da Open AI é o mais popular neste momento. É alimentado por milhares de informações que agregam (ou aspiram a) todo o conhecimento humano e criam conexões, e mais informações, a partir de quem o utiliza.

4. Reconhecimento de objetos IA

‍Outro ponto nessa evolução da IA é a sua aplicação para o reconhecimento. Já vivenciamos o reconhecimento fácil, de áudio, QRCodes e de objetos com nossos smartphones. Mas com a IA, agora essa função é capaz de atribuir aos objetos as suas respectivas identidades e rostos. Como também é capaz de inferir uma multiplicidade de dados a partir de características e gestos. Por exemplo, o Facebook já sabe há um bom tempo quem são os nossos amigos para poder etiquetá-los nas nossas fotografias.

Do ponto de vista da estratégia de marketing, o aproveitamento desta tecnologia com os avanços de IA podem ser (novamente) ligado à personalização de mensagens ou ofertas através da sincronização de experiências on e offline, as quais certamente encantariam ainda mais os clientes.

5. Publicidade programática com IA

‍Ponto central dessa análise de IA para o marketing, a publicidade programática é a compra e venda automática de espaço publicitário na web. Milhões de websites ofertam suas páginas para inserção de publicidade, e é através de plataformas programáticas (ou Publicidade em Tempo Real) estes espaços podem ser comprados pelos anunciantes.

Essas compras de espaços são geridas por algoritmos que agora são responsáveis por ajustes e correlacionam a estratégia de compras da marca ao público-alvo. Com a IA, tudo pode ser segmentado de forma mais rápida e mais otimizada. Isto significa uma economia de tempo e uma entrega sem precedentes para o marketing. Uma forma muito mais eficiente de utilizar o orçamento e aumentar o seu ROI.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]