/
/
44% dos novos unicórnios são empresas de IA

44% dos novos unicórnios são empresas de IA

Segundo relatório da CB Insights, as startups de IA startups atingem o status de unicórnio em tempo menor, comparada as startups não ligadas à IA

Tornar-se um unicórnio, o cobiçado status de startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, continua sendo um feito raro em 2024. Apenas 24 empresas cruzaram essa barreira no último trimestre, um número inferior ao frenesi de 2021, quando mais de 100 unicórnios eram criados a cada trimestre. Apesar da desaceleração, as startups de Inteligência Artificial (IA) surgem como protagonistas dessa nova era. Os dados são da CB Insights.

Entre os 72 unicórnios criados em 2024, 44% pertencem ao setor de IA. Esta é de longe a maior fatia que a Inteligência Artificial viu na última década, representando um crescimento de mais de 7x durante esse tempo (em 2015, apenas 6% dos novos unicórnios eram startups de IA). Além disso, essas startups atingem o status de unicórnio em tempo recorde: a mediana é de dois anos, comparada aos nove anos das empresas não ligadas à IA.

O que o crescimento das startups de IA revela?

Essa rápida ascensão se deve, em parte, à capacidade das startups de IA de operar com equipes menores e mais ágeis. Enquanto uma empresa não-IA chega ao status de unicórnio com cerca de 414 colaboradores, as de IA precisam de apenas 203 em média. Exemplos incluem a World Labs, com 18 funcionários, e a Skild AI, com 19, ambas fundadas em 2023 e já avaliadas acima de US$ 1 bilhão.

Um ponto destacado no relatório é que o tamanho dessas equipes de IA e a velocidade com que elas atingem o status de unicórnio apontam para vários fatores subjacentes. Por um lado, as startups de IA de hoje podem ser capazes de fazer mais com menos. Ou seja, podem usar sua expertise em IA para automatizar certas funções e escalar mais rápido com menos pessoal do que uma empresa não-IA.

A análise da CB Insights revela que, provavelmente, há um fator maior em jogo: com o ritmo atual dos avanços da Inteligência Artificial, juntamente com a enorme quantidade de hype da tecnologia, as startups de IA conseguem ganhar a atenção dos investidores mais cedo.

Conheça alguns dos unicórnios de IA de 2024

Entre os novos unicórnios deste ano, algumas das menores equipes de IA incluem:

  • World Labs: 18 funcionários (fundada em 2024, avaliada em US$ 1 bilhão);
  • Skild AI: 19 funcionários (fundada em 2023, avaliada em US$ 1,5 bilhão);
  • Sakana AI: 34 funcionários (fundada em 2023, avaliada em US$ 1,5 bilhão);
  • Cognition AI: 49 funcionários (fundada em 2023, avaliada em US$ 2 bilhões);
  • Poolside: 75 funcionários (fundada em 2023, avaliada em US$ 3 bilhões).

Essas startups apontam para diversas áreas emergentes de oportunidade em IA, como Robótica inteligente e IA incorporada, e Agentes e copilotos de IA de codificação.

O desafio das avaliações

Atualmente, o número total de unicórnios no mundo é de 1.249 startups que, coletivamente, valem mais de US$ 4 trilhões (R$ 24 trilhões). Os unicórnios, hoje, enfrentam desafios de financiamento. Mais de um terço das startups que são consideradas unicórnios não receberam novos investimentos desde 2021, aponta o relatório.

Na análise do relatório, se essas empresas tentassem levantar dinheiro agora, provavelmente sua avaliação seria menor devido ao clima econômico atual, o que poderia fazer com que o valor delas caísse abaixo de US$ 1 bilhão. Isso é um problema, vez que, se o valor da empresa cair para menos de US$ 1 bilhão, a startup deixa de ser considerada um unicórnio.

O levantamento aponta que com o mercado de venture capital em seu nível mais baixo desde 2016, muitas startups precisam considerar saídas estratégicas. Segundo os dados do relatório, entre os unicórnios atuais, 110 têm alta probabilidade de abrir capital nos próximos dois anos, enquanto 25 são fortes candidatos à aquisição.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]