No Brasil, os shoppings centers são pontos comerciais fundamentais para o empreendedorismo. O Sebrae estima que 40% das lojas instaladas nesses centros comerciais são micro e pequenas empresas, e que juntas faturam até R$ 3,6 milhões por ano. São mais de 55 mil empresas de pequeno porte diretamente beneficiadas pela principal iniciativa da instituição em 2015: o Movimento Compre do Pequeno Negócio.
De acordo com a Alshop, o País conta com mais de 138 mil lojas em funcionamento em quase 900 shopping centers. Esses estabelecimentos respondem por mais de 19% das vendas do varejo nacional e, ao lado do comércio eletrônico, é o canal de vendas que mais cresce no setor varejista. Só em 2014, os shopping centers receberam a visita de 472 milhões de pessoas por mês, em média, e faturaram mais de R$ 143 bilhões, um crescimento de 8% em relação a 2013.
Enquanto o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, defendeu em nota que os pequenos negócios são os principais geradores de emprego e renda no país, Nabil Sahyoun, presidente da Alshop destacou a importância do Movimento. Para Sahyoun, o 5 de outubro (Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa) pode repetir o fenômeno do Dia das Mães, que começou tímido e eventualmente se tornou ?a segunda data do varejo?.
Leia mais:
Sebrae cria movimento para incentivar pequenos negócios