Muito se fala sobre como a tecnologia está evoluindo e ajudando os grandes varejistas, mas pouco ouvimos sobre o impacto dessa transformação nos pequenos estabelecimentos comerciais. Diante da expansão das redes varejistas de grande porte e as perspectivas de retomada econômica do País, o pequeno varejo deve buscar seu espaço no mercado. No entanto, só conseguirá alcançá-lo se entender os benefícios de digitalizar o seu negócio e investir na tecnologia certa.
Na busca por fazer o negócio crescer rapidamente, mas sem os devidos controles, muitos se perdem pelo caminho. O pequeno varejista tem como costume controlar a empresa pela simples entrada e saída de dinheiro do caixa e isso é bastante perigoso. O ideal é acompanhar as vendas, os custos da empresa, as contas a pagar e a movimentação do capital por meio de uma ferramenta que auxilie a visualização do fluxo de caixa de forma precisa.
Outro ponto fundamental para o varejo – e cada vez mais determinante para a sobrevivência dos estabelecimentos – é a busca pela fidelização dos consumidores. Para isso, é importante ter o perfil de consumo de cada um dos clientes para, com base nele, oferecer um atendimento personalizado, prever comportamentos e demandas, oferecer promoções certeiras e aumentar as vendas. Não usar a tecnologia a favor desse movimento é como se atirar em um buraco sem fundo quando, na verdade, há aí uma oportunidade para dar um salto e sair na frente. E isso pode ser feito em apenas quatro passos simples. Coloque-os em prática e digitalize sua empresa de forma segura e eficaz.
1. Converse com seu contador, com outros varejistas e busque referências
Todo estabelecimento de micro e pequeno porte tem um contador para apoiá-lo. É importante conversar com o seu para entender qual a melhor forma de gerenciar o seu negócio e saber quais obrigações fiscais sua empresa deve entregar para, então, identificar as tecnologias que atendam às suas necessidades. Além disso, é importante conversar com pessoas que tenham o mesmo tipo de comércio que você para compreender o dia a dia da operação e todas as questões que o software de gestão deve atender.
2. Busque uma empresa de tecnologia para te ofertar a solução ideal
No Brasil, assim como em muitos outros países, as empresas precisam automatizar os seus processos para terem operações mais eficientes, bom controle do negócio e atender a diversas obrigações fiscais. Quando falamos de micro e pequenos empreendimentos, essa preocupação também existe. A falta de organização na gestão, de ter uma visão clara dos custos versus ganhos e de indicadores de performance pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso sem mencionar as multas aplicadas à falta de pagamento de tributos, ou mesmo o cálculo errado, que podem acontecer facilmente em uma operação manual e acarretar em despesas bem pesadas nas contas de um pequeno negócio. Por isso, ao decidir investir em um sistema que o ajude nesta missão, busque um fornecedor que entenda o seu negócio, as legislações brasileiras e consiga atender a todas as suas demandas e necessidades.
3. Fuja de problemas que possam ser evitados
Ao buscar um fornecedor de TI, certifique-se de que está contratando uma empresa que resolverá o seu problema ao invés de criar mais um. Por isso, procure uma organização que esteja presente no mercado há anos e ofereça uma solução que atenda a todas as suas necessidades e que caiba no seu bolso. Hoje, ao comprar uma solução completa – hardware e software – não é mais necessário fazer um alto investimento inicial. Por meio de pequenas parcelas mensais, os pequenos empresários conseguem contratar todos os equipamentos necessários para modernizar a gestão da sua empresa.
4. Adquira soluções modernas e funcionais
Outro fator importante para os empreendedores que desejam digitalizar a sua operação é a mobilidade. Ela permite, entre tantos outros benefícios, atender melhor os clientes e transformar o dia a dia dos gestores ao permitir a visualização da operação – vendas, pagamentos e recebimentos futuros – a qualquer hora e lugar por meio de seu smartphone ou tablet. Portanto, mantenha-se atualizado, mas não compre uma solução apenas porque ela é moderna. Estude o produto, veja os relatórios oferecidos e avalie como a ferramenta irá ajudá-lo a ter uma operação mais lucrativa antes de adquiri-lo. Ainda mais em um cenário em que, independentemente do seu porte, já existem soluções completas e móveis com um custo compatível à sua realidade e desenvolvidas especialmente para cada especialidade do setor – de um food truck a uma loja de roupas ou bijuterias. Ou seja, está muito mais fácil investir na digitalização do seu varejo e conquistar mais economia, eficiência e produtividade para oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.
*Por Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS