Todo empreendedor precisa de um capital inicial para começar qualquer negócio. Mas quando o investimento é demais, por mais controverso que isso soe, às vezes também pode contribuir para a ruína de uma startup.
Leia também:
4 Perguntas que o seu cliente precisa ouvir
De acordo com um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral em 2012, que investigou as causas de mortalidade de startups, começar com muito capital aumenta as chances de cometer falhas. ?Aquelas startups que tinham mais de 12 meses de caixa à frente, tinham 80% mais chances de quebrar, porque o dinheiro cria uma falsa sensação de conforto, você começa a fazer burrada?, afirmou Felipe Matos, fundador da Startup Farm, aceleradora que já levantou mais de US$ 107 milhões por suas startups aceleradas, entre elas o Easy Taxi.
Durante o evento Feira do Empreendedor 2016 do SEBRAE-SP, o executivo mostrou quais são os outros principais motivos que levam startups a fecharem as portas. Confira a seguir quais são eles e previna-se:
1. Falha: Escalar prematuramente
Escalar prematuramente é uma das principais razões de falhas em startups. Você teve uma ideia e a colocou no mercado, contudo uma série de pontos ainda precisavam ser definidos no seu plano de negócios. Querer ganhar escala antes da hora ou sem ter condições leva muitas empresas nascentes a quebrar, e ter capital demais disponível às vezes contribui para esta falha.
Solução: Para ganhar escala você precisa primeiro saber entender qual a sua proposta de valor ? ter consciência do quê você faz e para quem, além de achar o Product Market-Fit, o encaixe do produto no mercado, a solução para um problema. Além disso, é necessários buscar os canais certos para ganhar escala.
Leia também:
Taxa de empreendedorismo é a maior em 14 anos
2. Falha: Carência de um time equilibrado e complementarA segunda maior causa de falha das startups é promover as relações humanas dentro da equipe, e a questão humana é muito importante no processo de formação de uma startup. Contudo, fundadores e sócios muitas vezes não se entendem e brigam, levando a disputas que podem chegar à via judicial ou a ponto de comprometer o futuro da empresa que está começando.<
Solução: É preciso ter um time equilibrado com profissionais complementares para aumentar as chances de sucesso. Não adianta contratar mais profissionais de tecnologia, ou de vendas: o time precisa ser equilibrado e complementar, ou seja, comprometido com o mesmo objetivo. Se cada colaborador mirar para um lado, ninguém vai se entender.
3. Falha: Acesso estreito ao mercadoUma startup pode ter uma solução que atende a necessidade de um segmento de mercado intero. Porém, ter propósito, investimento e networking muitas vezes não é suficiente para conseguir alcançar seu público-alvo.
Solução: As grandes corporações podem oferecer conhecimento, capital e principalmente acesso a mercado a startups. Várias empresas brasileiras e estrangeiras já perceberam isso e vem criando programas de relacionamento com startups no Brasil para tentar trazer inovação para dentro de casa. Empreendedores que procuram conhecimento são mais bem-sucedidos.
Leia também:
58% dos brasileiros querem empreender