/
/
3 Oportunidades do mercado de beleza

3 Oportunidades do mercado de beleza

Idealizador da Kerastase aponta nichos que o empreendedor brasileiro deve ficar de olho no setor

Em palestra durante a Feira do Empreendedor 2016, Richard Klevenhusen, diretor do Instituto L’Oréal Professionnel, defendeu que apesar da crise, o mercado de beleza brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás dos Estados Unidos e do Japão.

Leia também:
L?Oreal aumenta produtividade de promotores no PDV 

?Em algumas categorias de tratamento capilar nos somos o maior mercado mundial. O Brasil é muito grande, e mesmo com toda essa crise que estamos passando, a gente continua crescendo?, contou Klevenhusen. E anunciou: ?Provavelmente vamos inaugurar este ano uma nova sede no Rio de Janeiro, na região de Porto Maravilha para desenvolver produtos cosméticos em solo brasileiro.?

Segundo o executivo, o Brasil é o único país da América Latina que vai ter um centro de pesquisa deste porte. ?Isso só existe hoje nos Estados Unidos, França e no Japão. Não é projeto, está sendo construído já?, completou.

Para os empreendedores que buscam mercados seguros em meio à crise, Klevenhusen indicou três oportunidades no mercado de beleza.

Leia também:
2016: O ano da peneira 

1. Mundo digital: Hoje o digital faz parte do nosso dia a dia e dificilmente uma pessoa não tem um celular conectado à internet e acesso ao Whatsapp, Facebook e Instagram. É preciso incorporar o mundo digital à empresa para conseguir alcançar o consumidor. A informação sobre o salão mais conveniente e próximo de casa está no Google, consultado 4,5 bilhões de vezes por ano através do celular, tablet ou desktop. A nova geração está trocando a novela pelo YouTube e há mais de 160 milhões de pessoas que curtem página de beleza, produtos de maquiagem, salão de beleza e blogueiras de moda. É preciso estar presente em todas essas plataformas para ter relevância no Google, e manter atenção especial ao WhatsApp. ?A geração da minha filha não está mais nem no Facebook porque os pais estão lá. Tudo muda muito rápido, e a gente tem que incorporar isso não só na nossa vida pessoal mas principalmente na empresa?, destacou Klevenhusen.

2. Revenda: Culturalmente a consumidora brasileira compra xampu, condicionador e alguns produtos de beleza no supermercado, enquanto em mercados mais maduros os salões de beleza conquistam até 70% do faturamento com a revenda desses produtos. A consumidora norte-americana, por exemplo, tem por hábito comprar o produto no salão de beleza pela garantia de qualidade e da indicação específica do produto que ela realmente precisa vinda de um profissional qualificado. O Brasil é o único país do mundo que tem os 8 tipos de cabelo: da fibra reta até a mais cacheada; um mercado muito peculiar, portanto carece de produtos específicos. Não se compra mais produto capilar só por causa do ?cheirinho?.

 3. Educação: Estar atualizado quando aos milhares de lançamentos da indústria de cosméticos é obrigação do profissional de beleza, e por lidar diretamente com produtos químicos, a tendência é que as funções de cabeleireiros, pedicures, manicures, maquiadores e depiladores sejam cada vez mais regulamentadas. Os contratos de parceria entre salões de beleza e profissionais de beleza também estão prestes a serem regulamentados. Se a proposta do PLC 133/2015, projeto de lei que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, for aprovada no Senado Federal, o trabalhador será incentivado a produzir mais e a ganhar mais, pois receberá de acordo com seu volume de trabalho.

Leia também:
Intenção de consumo recua 33,2% em fevereiro 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]