Pesquisar
Close this search box.
/
/
3 Marcas que melhor usaram Inteligência Artificial até hoje

3 Marcas que melhor usaram Inteligência Artificial até hoje

Conheça os 3 cases de varejo internacional que melhor usaram Inteligência Artificial até hoje. E é bom lembrar que essa tendência começou ontem

As promessas da Inteligência Artificial voltaram-se para a resolução de diversos pontos de atrito existentes na cadeia de valor do varejo, da gestão de canais à experiência do consumidor, do merchandising ao meio de pagamento, do marketing ao estoque. Para uma tecnologia que começou a ser adotada recentemente, o número de cases de IA existentes no setor é impressionante, a ponto de já termos casos concretos nos quais ela já impactou espetacularmente os negócios para melhor.

Os 10 principais cases da atualidade foram apresentados no Shoptalk, evento que debate o novo varejo e que acontece em Las Vegas (EUA). O evento colocou redes de varejo que sabem usar a Inteligência Artificial: Maha Ibrahim, sócia da Canaan; Tracy DiNunzio, fundadora e CEO da Tradesy; Assin Kumar, co-fundador e CEO da Tophatter; e Frank V. Scorpiniti, CEO da Earthfare.

Em comum, negócios inovadores que investiram no poder da IA para propor diferenciais competitivos e fundamentos sólidos para suportar estratégias de sucesso.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O futuro da IA no varejo

Maha Ibrahim fez a introdução do painel enfocando os 10 cases de melhor utilização da IA no varejo. Claro que a base dos cases consistentemente tem relação com a qualidade da gestão de dados, nos quais as empresas dedicam tempo e dinheiro para extrair o máximo de qualidade possível. Ela afirma que o varejo tradicional está morto e o restante está sendo forçado a mudar por conta de muitos fatores competitivos, entre os quais, consumidores conectados, Amazon, eficiência, personalização, entre outros.

Todos esses fatores compõem um cenário no qual a IA está agora muito inserida em muitas e muitas redes de varejo nos Estados Unidos. Em maior ou menor grau de adoção, mas as lojas e negócios que pretendem se manter no jogo, detém estratégias baseadas na IA e na gestão de dados. A premissa é entender o consumidor sempre é entendê-lo de modo eficiente. Por outro lado, mesmo os investidores hoje valorizam apenas empresas que reorientem sua operação para um negócio baseado em dados. Não apenas no varejo, diga-se. Em todos os segmentos, a demanda é a mesma.

Na visão de Maha, a IA permite desbloquear eficiência e direcionar estratégias de personalização, condições essenciais em um mundo orientado à velocidade.

Leia também 
Como o mundo está pagando pelas compras e como vai pagar

1. Earthfare: o legado voltado para a inovação

Earthfare é um movimento voltado para comida saudável e orgânica, que já tem 47 anos. Em certo modo, é precursora da onda de bem-estar e vida saudável tão em evidência atualmente. E mais impressionante, a Earthfare, segundo seu CEO, Frank V. Scorpiniti, usa campanhas baseadas em “smartflyiers”, peças digitais que se amoldam às necessidades dos clientes, a partir de direcionamentos captados por uma IA acoplada ao sistema.

Frank também diz que os dados ajudam a orientar continuamente a classificação de categorias e a precisão na oferta de produtos que sejam relevantes para o cliente. “Antes se perdia muito tempo desenvolvendo campanhas sem certeza de retorno. Hoje, com a IA direcionando o smartflyers, o cliente consegue encher o seu carrinho de modo simples, usando a assistência de Daisy, nossa IA, para compreender a sua dinâmica no e-commerce”, comenta o CEO.

Leia também
Como o Google pode ajudar o varejo na transformação digital?

2. Tradesy: luxo também se compra com IA

Um marketplace voltado para as mulheres que buscam artigos de luxo e design. Fundada em 2012, a Tradesy já tem 6 milhões de membros que conseguem encontrar os artigos que buscam graças ao poder da Inteligência Artificial, que identifica, classifica e direciona as fotos e imagens de produtos publicados no marketplace para as pessoas.

A Tradesy funciona no formato P2P. Segundo Tracy diNunzio, a plataforma consegue, por meio de sua IA, até mesmo fazer a curadoria das tendências e classificar essas tendências para fazer com que as clientes consigam exatamente o produto que espelha suas necessidades.

A Tradesy já levantou US$ 80 milhões em investimentos para desenvolver continuamente sua tecnologia. Outro aspecto notável da IA é sugerir o preço de venda ideal para facilitar a transação entre as partes. A empresa tem diversas métricas para verificar o sucesso da plataforma: a qualidade das imagens e produtos colocados na plataforma, a quantidade de curtidas que eles recebem, a velocidade da venda, se os produtos estão integrados ao negócio.

Leia também 
Como a Coach conseguiu criar uma marca forte no on e no offline?

3. Tophatter faz o eBay parecer lento

Assin Kumar apresentou seu marketplace, o Tophatter, que representa uma evolução do eBay. Sua empresa já gerou 5 milhões de transações e movimentou US$ 300 milhões em 2017. Seu grande diferencial é usar dados e IA para facilitar exponencialmente uma compra. Por meio da Tophatter, uma busca é uma compra levam 90″, muito menos tempo que o ciclo de venda de uma eBay, que gira em torno de duas semanas! O algoritmo sabe exatamente que a oferta de um produto precisa obedecer exatamente ao momento em que o cliente está presente na plataforma.

A ideia foi tornar o e-commerce uma espécie de “newsfeed” para ajudar as pessoas a economizar tempo e fazer suas compras de modo leve e divertido. “Cada interação é uma trilha de dados e esses dados entram no processo de machine learning, que então faz com que as pessoas vejam cada vez mais o que as interessa sem perder tempo”, comenta o CEO.

A Tophatter tem milhões de itens na plataforma e a IA determina quais itens devem aparecer na newsfeed do usuário a partir de uma busca, por exemplo. O negócio é intensamente focado em dados, justamente para ir ao encontro com as expectativas do consumidor. “Temos um mindset baseado em dados e em torno disso quisemos construir uma experiência mágica para o cliente, prevendo o que ele busca. Queremos continuar a expansão até termos 100 milhões de clientes na ferramenta. Quanto mais clientes, mais dados e quanto mais dados, melhor a experiência é mais gente virá para a plataforma”, concluiu Kumar.

Leia também 
Conheça a Ocado: e-commerce que vende comida fresca

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]