Com a crise econômica, poucos brasileiros conseguiram fazer uma reserva financeira ao longo de 2015 para pagar suas contas (19%), e três em cada dez (29%) planejam usar ao menos parte do 13º salário para quitar as pendências e evitar ficar com o nome sujo, indica pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Leia também:
Intenção de compra sofre maior queda desde 2004
Apesar dos gastos extras com as compras de Natal e férias, todo início de ano o brasileiro tem de lidar com o pagamento de impostos como IPTU e IPVA, além da matrícula da escola dos filhos e os materiais escolares. No entanto, para os especialistas do SPC Brasil, o início de um novo ano é sempre um momento propício para colocar as contas no azul.
Leia também:
57 milhões de brasileiros estão endividados
Outra pesquisa recente divulgada pela entidade mostrou que 41% dos brasileiros que compram por impulso estão inadimplentes. Entre os principais gastos feitos por impulso, e que podem ser cortados ou substituídos por alternativas mais baratas, estão os relacionados com lazer, como bares, restaurantes e cinema.
Por fim, segundo o especialistas do SPC Brasil, promoções e possíveis preços atrativos comuns nesta época do ano são os fatores que mais influenciam nas compras.
Leia também:
Vendas no varejo tem pior resultado em 12 anos