Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz mostra que três em cada dez entrevistados das classes A,B e C compraram produtos considerados de luxo em viagens ao exterior.
De acordo com o levantamento, 43% afirmaram ter viajado para fora do País. Os dados aumentam entre os homens (48%), entre pessoas de classe A (77%) e com escolaridade superior (69%). Entre os pesquisados, 15% disseram que viajam para o exterior pelo menos uma vez por ano.
Entre os que viajam 67% compraram produtos que consideram de luxo e, para 12% destes, as compras foram os principais motivadores para sair do País. O estudo mostrou também que os produtos mais adquiridos foram roupas e calçados com 72%, perfumes 63% e eletrônicos 46%.
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, esses produtos considerados de luxo são adquiridos no exterior por preços menores. ?Em razão da elevada carga tributária no Brasil, muitos consumidores preferem comprar em países onde têm menos impostos?, explica. Marcela acrescenta que mesmo com a economia brasileira debilitada, muitos produtos ainda estão com o valor reduzido se comparado com o praticado por aqui, principalmente as roupas e alguns eletrônicos.
Para a economista, a compra de produtos de luxo no exterior cresceu de forma significativa nos últimos anos, mas esse quadro está mudando. ?Com a valorização do dólar, que já passa de R$3,00, as compras e viagens internacionais diminuíram. Segundo dados do Banco Central, os gastos de brasileiros com viagens internacionais caíram 20,6% entre janeiro e maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior?, completa.
Leia mais