Pesquisar
Close this search box.
/
/
22 cursos gratuitos para empreendedores

22 cursos gratuitos para empreendedores

NOVAREJO selecionou os melhores conteúdos on-line para quem quer abrir o próprio negócio. Aproveite as férias!

Você deu um tempo no trabalho e está aí de férias estirado no sofá? Que tal aproveitar o seu tempo livre para começar o projeto “quero ser dono do meu próprio negócio”? A internet pode ser sua aliada na hora de aprender a como tirar uma ideia do papel. É muita coisa na rede, mas a NOVAREJO vai dar um empurrãozinho.

Selecionamos o que de melhor tem nesta temporada para você aprender em casa e sem gastar nem um tostão. Confira!

Leia também
Empreendedora lança aplicativo da gratidão 

Sistema de Ensino a Distância do Sebrae
É uma plataforma do Sebrae que oferece uma série de cursos para quem quer ter o próprio negócio. Há desde cursos básicos, como o Aprender a Empreender, que aborda conceitos fundamentais para quem quer empreender; Iniciando um pequeno e grande negócio, que aborda ferramentas para gerir um negócio e conceitos como oportunidade de negócios, análise de concorrência e fornecedores, concepção de produtos e serviços, análise financeira, plano de negócio dentro outros; e também cursos voltados para empreendedores de microempresas e de empresas de pequeno porte, sobre temas como responsabilidade social, gestão da qualidade e gestão de negócios.

A plataforma é bem interessante, pois oferece soluções educacionais, como minicursos, jogos, dicas e até oficinas por celular. Basta fazer um cadastro para acessar a ferramenta.

FGV Online
A conceituada Fundação Getulio Vargas dispõe de uma plataforma on-line por meio da qual oferece um amplo portfólio de cursos, sendo alguns deles gratuitos. Para empreendedores, vale o curso Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores, que aborda temas como Empreendedorismo e Private Equity e Venture Capital; Características Gerais da Indústria e Aspectos da Captação de Recursos; Perfil dos Negócios em
Private Equity e Venture Capital; Análise dos Investimentos e das Alternativas para os Empreendedores; Processo de Investimento e Aspectos Contratuais; Gestão e Monitoramento Contínuo; Desinvestimento e Retorno e Estudo de Casos. Tem 40 horas.

Também vale a pena o curso Sustentabilidade Aplicada aos Negócios: Orientações para Gestores. Patrocinado pelo Walmart Brasil, o curso tem 10 horas e aborda os principais fatos e conceitos relativos à sustentabilidade; e as possibilidades de mudança na gestão empresarial a partir destes conceitos.

EdX
A plataforma de educação on-line EdX foi criada pelas conceituadas Harvard e MIT e reúne vários cursos de várias instituições renomadas no mundo. Muitos dos cursos oferecem certificado, mas há cobrança de taxa em dólar. O conteúdo é vasto. É possível fazer um filtro por área de interesse (há de Medicina a Design), a palavras-chave. Os cursos estão em inglês e há alguns em espanhol. NOVAREJO recomenda:

– Introduction to Marketing (Introdução ao Marketing), da Universidade Columbia
– Creativity & Entrepreneurship (Criatividade e Empreendedorismo), da Berklee College of Music
– Introduction to Venture Capital: How to Get Money for your Startup (Introdução a Venture Capital: Como conseguir dinheiro para sua startup), da RWTH Aachen University
– Culture of Services: New Perspective on Customer Relations (Cultura do Serviço: novas perspectivas sobre a relações de consumo), da Kyoto University
– Entrepreneurship 101: Who is your customer? (Empreendedorismo 101: Quem é seu cliente?), do MIT
– Entrepreneurship 102: What can you do for your customer? (Empreendedorismo 102: O que você pode fazer pelo seu cliente?), do MIT
– Startup Success: How to Launch a Technology Company in 6 Steps (Startup de sucesso: Como lançar uma empresa de tecnologia em seis passos), do MIT

Coursera
A plataforma reúne cursos de instituições renomandas. Assim como o EdX, o Courserva oferece alguns cursos com certificação. Grande parte dos cursos é em inglês, mas há muitos em português. Há tanto cursos gratuitos como aqueles que cobram inscrição. Dos gratis, a gente recomenda:

– Innovating in a Digital World (Inovação em um mundo digital), do Instituto Mines-Télécom
– Essentials of Entrepreneurship: Thinking & Action (O básico do empreendedorismo: ideias e ação), da Universidade da Califórnia
– Developing Innovative Ideas for New Companies: The First Step in Entrepreneurship (Desenvolvendo ideias inovadoras para novas empresas: o primeiro passo para o empreendedorismo), da Universidade de Maryland
– Innovation for Entrepreneurs: From Idea to Marketplace (Inovação para Empreendedores: da ideia ao mercado), da Universidade de Maryland
– Empreendedorismo Social, da Universidade da Pensilvânia
– O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, da Universidade Estadual de Campinas
– Design Thinking for Innovation, da Universidade da Virgínia

Veduca
É outra plataforma que dissemina o conhecimento de várias instituições do mundo. Há cursos em inglês e português. Da mesma forma, há aqueles que cobram, principalmente os MBAs. Dos gratuitos, NOVAREJO recomenda:

– Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para inovação, da USP
– Gestão da Inovação, da USP
– Liderança, de Harvard
– Líderes Empreendedores, de Stanford
– Gestão de pessoas na organização contemporânea, da FIA

Leia também
8 Livros essenciais para empreender

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]