Pesquisar
Close this search box.
/
/
22 cursos gratuitos para empreendedores

22 cursos gratuitos para empreendedores

NOVAREJO selecionou os melhores conteúdos on-line para quem quer abrir o próprio negócio. Aproveite as férias!

Você deu um tempo no trabalho e está aí de férias estirado no sofá? Que tal aproveitar o seu tempo livre para começar o projeto “quero ser dono do meu próprio negócio”? A internet pode ser sua aliada na hora de aprender a como tirar uma ideia do papel. É muita coisa na rede, mas a NOVAREJO vai dar um empurrãozinho.

Selecionamos o que de melhor tem nesta temporada para você aprender em casa e sem gastar nem um tostão. Confira!

Leia também
Empreendedora lança aplicativo da gratidão 

Sistema de Ensino a Distância do Sebrae
É uma plataforma do Sebrae que oferece uma série de cursos para quem quer ter o próprio negócio. Há desde cursos básicos, como o Aprender a Empreender, que aborda conceitos fundamentais para quem quer empreender; Iniciando um pequeno e grande negócio, que aborda ferramentas para gerir um negócio e conceitos como oportunidade de negócios, análise de concorrência e fornecedores, concepção de produtos e serviços, análise financeira, plano de negócio dentro outros; e também cursos voltados para empreendedores de microempresas e de empresas de pequeno porte, sobre temas como responsabilidade social, gestão da qualidade e gestão de negócios.

A plataforma é bem interessante, pois oferece soluções educacionais, como minicursos, jogos, dicas e até oficinas por celular. Basta fazer um cadastro para acessar a ferramenta.

FGV Online
A conceituada Fundação Getulio Vargas dispõe de uma plataforma on-line por meio da qual oferece um amplo portfólio de cursos, sendo alguns deles gratuitos. Para empreendedores, vale o curso Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores, que aborda temas como Empreendedorismo e Private Equity e Venture Capital; Características Gerais da Indústria e Aspectos da Captação de Recursos; Perfil dos Negócios em
Private Equity e Venture Capital; Análise dos Investimentos e das Alternativas para os Empreendedores; Processo de Investimento e Aspectos Contratuais; Gestão e Monitoramento Contínuo; Desinvestimento e Retorno e Estudo de Casos. Tem 40 horas.

Também vale a pena o curso Sustentabilidade Aplicada aos Negócios: Orientações para Gestores. Patrocinado pelo Walmart Brasil, o curso tem 10 horas e aborda os principais fatos e conceitos relativos à sustentabilidade; e as possibilidades de mudança na gestão empresarial a partir destes conceitos.

EdX
A plataforma de educação on-line EdX foi criada pelas conceituadas Harvard e MIT e reúne vários cursos de várias instituições renomadas no mundo. Muitos dos cursos oferecem certificado, mas há cobrança de taxa em dólar. O conteúdo é vasto. É possível fazer um filtro por área de interesse (há de Medicina a Design), a palavras-chave. Os cursos estão em inglês e há alguns em espanhol. NOVAREJO recomenda:

– Introduction to Marketing (Introdução ao Marketing), da Universidade Columbia
– Creativity & Entrepreneurship (Criatividade e Empreendedorismo), da Berklee College of Music
– Introduction to Venture Capital: How to Get Money for your Startup (Introdução a Venture Capital: Como conseguir dinheiro para sua startup), da RWTH Aachen University
– Culture of Services: New Perspective on Customer Relations (Cultura do Serviço: novas perspectivas sobre a relações de consumo), da Kyoto University
– Entrepreneurship 101: Who is your customer? (Empreendedorismo 101: Quem é seu cliente?), do MIT
– Entrepreneurship 102: What can you do for your customer? (Empreendedorismo 102: O que você pode fazer pelo seu cliente?), do MIT
– Startup Success: How to Launch a Technology Company in 6 Steps (Startup de sucesso: Como lançar uma empresa de tecnologia em seis passos), do MIT

Coursera
A plataforma reúne cursos de instituições renomandas. Assim como o EdX, o Courserva oferece alguns cursos com certificação. Grande parte dos cursos é em inglês, mas há muitos em português. Há tanto cursos gratuitos como aqueles que cobram inscrição. Dos gratis, a gente recomenda:

– Innovating in a Digital World (Inovação em um mundo digital), do Instituto Mines-Télécom
– Essentials of Entrepreneurship: Thinking & Action (O básico do empreendedorismo: ideias e ação), da Universidade da Califórnia
– Developing Innovative Ideas for New Companies: The First Step in Entrepreneurship (Desenvolvendo ideias inovadoras para novas empresas: o primeiro passo para o empreendedorismo), da Universidade de Maryland
– Innovation for Entrepreneurs: From Idea to Marketplace (Inovação para Empreendedores: da ideia ao mercado), da Universidade de Maryland
– Empreendedorismo Social, da Universidade da Pensilvânia
– O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, da Universidade Estadual de Campinas
– Design Thinking for Innovation, da Universidade da Virgínia

Veduca
É outra plataforma que dissemina o conhecimento de várias instituições do mundo. Há cursos em inglês e português. Da mesma forma, há aqueles que cobram, principalmente os MBAs. Dos gratuitos, NOVAREJO recomenda:

– Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para inovação, da USP
– Gestão da Inovação, da USP
– Liderança, de Harvard
– Líderes Empreendedores, de Stanford
– Gestão de pessoas na organização contemporânea, da FIA

Leia também
8 Livros essenciais para empreender

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]