/
/
/
/
/
O que impulsionou o mercado de infoprodutos no Brasil?

O que impulsionou o mercado de infoprodutos no Brasil?

Número de pessoas que compraram produtos digitais em 2022 ultrapassou 20 milhões; população mais bancarizada, facilidades de pagamento e acesso à internet podem ter incentivado o boom do setor

No Brasil, o mercado digital tem crescido e tornado o ambiente online um espaço propício para empreendedores que trabalham com a venda de infoprodutos. Nessa categoria estão ebooks, músicas, vídeos, cursos, músicas e até mesmo site de membros. Boa parte desses conteúdos vendidos digitalmente são educacionais. O “ganhar dinheiro com a internet” tem ido além de trabalhar com influência e abrange um mercado que alcança milhões de pessoas.

Em um cenário em que 81% da população brasileira tem acesso à internet, o mundo digital cresceu rumo à geração de novos negócios. Quando os empreendedores da internet notaram o grande alcance que poderiam ter, a venda de infoprodutos tomou popularidade dentro do empreendedorismo. No Brasil, só em 2022, 20,3 milhões de pessoas compraram algum produto digital, segundo dados da Hotmart.

Números de compradores de infoprodutos aumentou na pandemia

Desde então, essa taxa tem apresentado aumento. Em 2021, foram 17,5 milhões de compradores. Já em 2022, 60% daqueles que adquiriram um produto digital já tinham comprado algum infoprodutos antes. Além disso, o estudo mostrou que 25 milhões de pessoas já compraram um produto digital alguma vez na vida. O número representa 20% da população econômica ativa. Porém, as taxas estão abaixo dos 114 milhões de brasileiros que compraram bens de consumo via e-commerce em 2022.

Quem é o brasileiro que consome produtos digitais?

O estudo traçou o perfil do consumidor de infoprodutos como pessoas que têm entre 20 e 39 anos (26%), completaram o ensino superior (31%) e ganham de dois a quatro salários mínimos (39%). Em segundo lugar, estão os que têm entre 20 e 29 anos (25%), aqueles que ganham de quatro a 10 salários mínimos (27%) e os que têm ensino médio completo ou os que não completaram ainda, ambos com 26%.

Questionados, os consumidores desse mercado afirmam que o principal motivo de compra é a busca por desenvolver habilidade relacionada ao avanço profissional (53%). Existem também aqueles que estão à procura de crescimento pessoal (25%) e os que querem melhorar a saúde e bem-estar (11%). Alguns estão em busca de aprender algo novo, ou começar um hobbie (6%).

Conheça o Mundo do CX

Ao escolher um conteúdo de aprendizagem online, a credibilidade do professor é o primeiro ponto analisado pelo consumidor (19%). Eles também buscam algo que permita flexibilidade no horário (17%), mas o preço não deixa de ser uma questão colocada para análise antes de fechar a compra (13%).

Os consumidores também têm buscado aprendizado rápido, dentro de seus horários flexíveis. O estudo apontou que a duração preferível dos vídeos é de cinco a 15 minutos (36%). Em segundo lugar, estão os que duram até cinco minutos (31%) e, em seguida, os que têm entre 15 e 30 minutos de duração (16%). Aqueles que vão de 45 minutos a uma hora aparecem em última posição na pesquisa (3,5%).

O que pode ter influenciado o crescimento do mercado de infoprodutos no Brasil?

Duas ferramentas podem ter impulsionado o mercado de infoprodutos no Brasil:  o Pix e o acesso aos smartphones. Nos últimos anos, foi notado que o comportamento de quem compra produto digital pendeu cada vez mais para o uso do mobile ao efetuar essas compras. Em 17%, por exemplo, as vendas por mobile eram 46%. Em 2022, esse percentual saltou para 77%.

Vale lembrar também que, desde 2020, o Brasil mantém o percentual de 81% da população com acesso a internet. Os números deixam o país perto dos 88% do G8, grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. Além disso, houve ainda um aumento da população bancarizada de 2019 (78,8%) para 2022 (87,8%). O fato de ter acesso a uma conta bancária torna possível a realização de transações financeiras, sejam com o cartão de crédito ou Pix. A soma dos fatores torna o ambiente propício para o empreendedorismo digital.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]