Com a Black Friday 2023 chegando as marcas têm investido pesado nas campanhas de desconto e anúncios nas mídias online. Porém, fazer o consumidor concretizar uma compra na primeira visita à loja virtual é mais difícil do que parece, segundo um levantamento feito pela RTB House. Adquirir algo novo na maior campanha de ofertas do ano não acontece de uma hora para a outra – o estudo mostrou que 31% dos consumidores começam a pesquisar os produtos de interesse com, no mínimo, um mês de antecedência da Black Friday.
Mesmo sendo um “feriado” tipicamente norte-americano, hoje em dia 98% dos brasileiros conhecem a data – e 57% deles preferem esperar para realizar as compras nesse dia, principalmente pela expectativa de ofertas e preços mais baixos. Por isso, investir na experiência do cliente mesmo antes dele se tornar um cliente é importante nessa época do ano. De acordo com a pesquisa, 95% dos consumidores precisam de 3 a 4 idas ao site para se sentirem confortáveis em finalizar a compra, principalmente quando se trata de um produto de alto custo.
No ano de 2022 houve uma queda de consumo na Black Friday, e um dos motivos foi a Copa do Mundo, no qual 32% dos entrevistados declarou que deixou a data de lado por razões relacionadas aos jogos. Isso afetou o desempenho do feriado país, que acumulou o faturamento de R$ 3,1 bilhão, contra R$ 4,2 bilhão de 2021.
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Expectativas dos empreendedores para a Black Friday 2023
Do lado do mercado, as expectativas são otimistas para esse ano (60%), aponta a pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023“, da Nuvemshop. Quanto às campanhas promocionais, 93% dos lojistas afirmaram que investirão nessa área, contra apenas 53% que aderiram à data no ano passado. Metade dos respondentes espera aumento de 30% no faturamento durante esse período. Outra coisa que afeta muito os clientes na hora da compra é a atenção com descontos falsos. Hoje em dia a tática dos falsos descontos que levam ao preço “metade do dobro” já são monitorados pelos clientes com antecedência, além de prejudicar a imagem das marcas que agem de má fé.
“É importante que o empreendedor se prepare para obter os melhores resultados, atentando-se à transparência com o consumidor, sem oferecer descontos falsos, e priorizando o bom atendimento e entrega”, declara Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop. Para os pequenos e médios empreendedores, a data é de extrema importância, já que faz parte do faturamento anual de 64,5% desses comércios.
Para metade deles, o aumento esperado no faturamento de novembro é de até 30% (em comparação a outubro); enquanto apenas 9,6% acreditam que não haverá aumento. Marcela também ressalta a importância do planejamento estratégico dos comerciantes para a data. “Quanto antes o empreendedor se preparar, melhores ações promocionais conseguirá realizar e, consequentemente, maiores as vendas, sem comprometer seu orçamento e organização para oferecer frete grátis e descontos. Indico criar um cronograma de conteúdos e preparações, prevendo as alterações necessárias no site para a campanha, estabelecimento dos preços e gestão de grupos VIPs com clientes fiéis”, finaliza.
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