/
/
16 IPOs só em 2020: Entenda a movimentação do varejo na bolsa de valores

16 IPOs só em 2020: Entenda a movimentação do varejo na bolsa de valores

Baixa taxa Selic é um dos fatores tornam o momento oportuno para que empresas consigam captar dinheiro no mercado

Após um período de baixa movimentação no primeiro trimestre, efeito das incertezas trazidas pela pandemia da Covid-19, as empresas retomaram a movimentação na bolsa de valores com toda a força. Destaque para o varejo, que, entre abril e agosto, preparou 16 ofertas (IPOs) – entre as concluídas e em andamento – que podem movimentar mais de R$ 27 bilhões.

Para ilustrar a atual hegemonia do setor varejista na abertura de IPOs, basta comparar o segundo trimestre de 2020 com o volume dos últimos 15 anos: de 2005 a 2019, 17 IPOs do setor movimentaram R$ 18,8 bilhões.

E por que o varejo está tomando mais riscos? Segundo Paulo Cunha, sócio fundador da iHUB Investimentos, a abertura de IPOs tem se mostrado uma excelente ponte de captação não só para o setor de varejo; porém, a movimentação no setor é mais visível devido à concentração nos últimos meses. O especialista explica as duas principais causas: baixa taxa de juros (Selic) e boas perspectivas do setor devido ao crescimento galopante das vendas digitais.

Empresas de varejo que abriram IPOs nos últimos meses

  • Quero-Quero;
  • Grupo Soma;
  • Petz;
  • D1000;
  • Pague Menos;
  • Pernambucanas;
  • CSD
  • Tock&Stock;
  • Track&Field;
  • Kalunga;
  • Grupo Mateus;
  • Nissei;
  • Havan;
  • Le Biscuit;
  • Meliuz;
  • Enjoei;
  • Pernambucanas;

Taxa Selic histórica impulsiona abertura de IPOs

Um dos fatores preponderantes para a recuperação no mercado de capitais é a taxa de juros, que alcançou o patamar mais baixo da história. A Selic chegou ao nível de 2% ao ano, o que permite que o investidor se arrisque mais para obter maior rentabilidade.

“A taxa Selic está em minímas históricas e a projeção a longo prazo é que essa taxa continue baixa. Isso favorece muito o mercado da bolsa de valores, o que acaba trazendo muitos investidores para ele, barateia o custo de emissão de dívidas destas empresas e torna muito interessante a realização de IPOS, para que possam captar dinheiro no mercado com novos investidores”, comenta Paulo Cunha.

Alta do E-commerce

A dominância do setor varejista nas movimentações da B3 pode ser explicada também pelo estímulo que a quarentena tem dado ao consumo digital. Apesar da baixa nas lojas físicas — seja pelas medidas de restrição, ou pelo medo de sair de casa — grande parte das empresas conseguiram compensar as perdas através do e-commerce.

“As empresas de varejo, principalmente aquelas que tem sua plataforma digital bem desenvolvida, estão sendo negociadas a múltiplos, a valuations bem altos. Vemos empresas negociando a mais de 100 vezes o lucro, algumas valendo 15, 20 vezes o valor contábil; ou seja, estas empresas estão valendo 20 vezes o que o acionista investiu em um primeiro momento”, explica o sócio fundador da iHUB Investimentos.

De acordo com o especialista, com os múltiplos esticados, os acionistas enxergam uma boa alternativa para capitalizar a empresa ou mesmo para realizar lucro.

“A boa avaliação dessas empresas junto às perspectiva de lucros futuros, de crescimento dessas plataformas, de crescimento do varejo digital, principalmente, fazem com que seja um momento oportuno para que consigam captar dinheiro no mercado, vendendo a participação da empresa a um valor interessante e razoavelmente alto”, completa Paulo Cunha.


+ NOTÍCIAS

Oi aprova plano de recuperação judicial e abre caminho para reduzir endividamento

Pix: nova tecnologia vai acabar de vez com o dinheiro físico?

O futuro da indústria da moda impactado pela Covid-19


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]